em

VCG deve pagar salário nesta sexta

Foto: Arquivo DC

A Viação Campos Gerais (VCG) deve pagar nesta sexta-feira (21) o salário referente ao mês de abril, cuja folha venceu no dia 7 de maio, aos cerca de 1,1 mil trabalhadores. Com o pagamento dos salários, o Sintropas, sindicato da categoria, deve se reunir com os trabalhadores para deliberar sobre a retomada do transporte coletivo com 100% da frota. Desde segunda-feira (17), o transporte coletivo está circulando com 70% da frota.

Para o pagamento, a empresa deve utilizar os recursos de indenização pagos pela prefeitura de Ponta Grossa, no valor de R$ 1.718.363,37, pelos 18 dias que o transporte coletivo ficou suspenso em PG, por conta de decreto municipal, como medida de enfrentamento à covid-19, conforme acordo feito no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Conforme a empresa informou anteriormente, para quitar os salários do mês de abril, cuja folha venceu no dia 7 de maio, a empresa depende do valor depositado pela prefeitura.

O acordo junto à 2ª Vara da Fazenda Pública foi assinado ontem, e o depósito feito direto à empresa no final da tarde desta quinta-feira (20). No entanto, por conta do expediente bancário, a empresa informou que o valor só deve estar disponível em sua conta na manhã desta sexta-feira. Assim que o valor estiver na conta, será efetuado o pagamento dos trabalhadores, procedimento que, conforme explicou o diretor de relações institucionais da VCG, Rodrigo Venske, deve levar cerca de 20 minutos.

Projeto

A indenização à VCG foi viabilizada por meio de projeto de lei de autoria do Executivo e que tramitou em regime de urgência na Câmara de Vereadores de PG. O PL foi analisado e aprovado em duas discussões na quarta-feira (19). E, já nesta quinta-feira, a lei 13.970/21 foi sancionada pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) e publicada no Diário Oficial do Município.

Greve

Nesta quinta-feira, os funcionários da empresa também receberam o vale-alimentação, valor que, segundo Venske, totalizaria R$ 700 mil. O pagamento do vale-alimentação e expectativa de pagamento do salário atrasado nesta sexta-feira (21), pode colocar fim à greve da categoria, que já passa de 40 dias.

Por conta de atraso no pagamento de salários, os funcionários da VCG estão em greve desde 5 de abril; por decisão judicial, 50% da frota vinha circulando. Mas, com o acúmulo de dois salários atrasados – março e abril – entre o dia 7 e 12 de maio, 100% do transporte coletivo ficou paralisado. No dia 12, depois de um acordo no TRT, entre Sintropas, VCG e prefeitura, a empresa pagou os salários referentes a março e assim 50% da frota voltou a circular no dia 13. E, desde segunda-feira (17), na expectativa de que os salários de abril sejam pagos ainda nesta semana, a categoria colocou 70% da frota em circulação. Caso o pagamento do salário de abril se efetive, 100% da frota volta a rodar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.