em

VCG ameaça suspender 150 contratos de trabalhos em Ponta Grossa. Veja vídeo

Por Walter Téle Menechino

A Viação Campos Gerais (VCG), que opera o transporte coletivo de Ponta Grossa, pretende suspender  os contratos de trabalho de 150 motoristas, cobradores e funcionários administrativos. A informação surpreendeu o presidente do Sintropas, Luiz Carlos de Oliveira, na manhã desta quarta-feira (29).

Assim que foi comunicado sobre a intenção da direção da VCG, Oliveira gravou um vídeo dizendo que o sindicato "reagiu energicamente" contra a forma de como se deu a suspensão. As suspensões não foram concretizadas e estão em processo de negociação. 

Oliveira reconhece que a Medida Provisória 936 autoriza a suspensão dos contratatos de trabalho, mas disse que "isso deve ser feito a partir de uma negociação com o sindicato" da categoria. 

O texto da MP-936 atribui às empresas, de forma unilateral, a prerrogativa de suspensão dos contratos de trabalho.  

A VCG, na segunda-feira (27) já havia encaminhado um ofício ao sindicato propondo o parcelamento dos salários de abril, a serem pagos em maio. A proposta apresentada prevê três parcelas, duas de 30% e uma de 40%.

O pagamento do Vale Alimentação também seria dividido em duas vezes, sendo que a segunda parcela só seria paga em junho.

A justificativa para o parcelamento apresentada pelo diretor-operacional, Luciano Rasera Gulin, é a crise causada pelo coronavírus que provocou uma "queda de 40% no volume de passageiros" nas linhas de Ponta Grossa.

Segundo a assessoria de imprensa do sindicato, o resultado das negociações entre empresa e sindicato deverá ser divulgado na tarde desta quarta-feira.

Veja o vídeo:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.