25 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Validade da isenção do IPTU em PG pode aumentar para dois anos


Por Patrícia Lucini Publicado 19/06/2021 às 10h13 Atualizado 21/02/2026 às 11h20
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo/DC

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa analisa na segunda-feira (21), em primeira discussão, projeto de lei 43/21, de autoria do Poder Executivo, que altera a lei 6.857/01, que institui o Código Tributário Municipal. A proposta de lei busca promover ajustes ao Código Tributário para que a concessão de isenção no pagamento de IPTU deixe de acontecer anualmente para a cada dois anos, conforme regulamentação própria, considerando os princípios da economicidade e eficiência, atendendo solicitação da Secretaria Municipal da Fazenda.

Conforme mensagem encaminhada ao Legislativo, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), ressalta que com a adequação, os contribuintes não precisarão a cada ano fazer a prova de renda, idade, metragem, característica do imóvel, mantendo a isenção deferida para o exercício do protocolo e para o próximo exercício. A mudança na lei não altera, porém, o prazo para solicitação da isenção no pagamento de IPTU, que é de 180 dias após o lançamento do imposto, para preservar o período de análise de deferimento ou indeferimento da solicitação dentro do exercício.

“A medida visa dar agilidade aos processos, economia considerável de serviços e fluxos de documentação, podendo ampliar outras ações de fiscalização da Secretaria Municipal da Fazenda e outros órgãos da prefeitura”, aponta a prefeita na mensagem.

Conforme o projeto de lei, a concessão dos benefícios depende de requerimento do interessado, protocolado na forma e nos prazos previstos em regulamento e instruído com provas documentais.

Balanço

A cada exercício fiscal, conforme a prefeitura, são lançados mais de 160 mil boletos de IPTU no município. Destes, cerca de seis mil cadastros solicitam a isenção do imposto anualmente, dentro das atuais regras e critérios estabelecidos no Código Tributário. “Sendo aprovado o projeto, de início, seriam aproximadamente seis mil contribuintes que não precisariam se deslocar até o Paço Municipal no próximo exercício para solicitar a isenção, facilitando assim os procedimentos de geração e análise dos valores lançados a cada exercício”, destaca a prefeita.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.