25 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Câmara de PG aprova aumento da validade da isenção do IPTU


Por Patrícia Lucini Publicado 22/06/2021 às 10h35 Atualizado 21/02/2026 às 11h13
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação/ Assessoria

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão, na sessão ordinária desta segunda-feira (21), projeto de lei 43/21, de autoria do Poder Executivo, que altera a lei 6.857/01, que institui o Código Tributário Municipal. O projeto de lei traz ajustes no Código Tributário para que a concessão de isenção no pagamento de IPTU deixe de acontecer anualmente e passe a acontecer a cada dois anos, conforme regulamentação própria, considerando os princípios da economicidade e eficiência, atendendo solicitação da Secretaria Municipal da Fazenda.

Com a adequação, os contribuintes não precisarão a cada ano fazer a prova de renda, idade, metragem, característica do imóvel, mantendo a isenção deferida para o exercício do protocolo e para o próximo exercício. A mudança na lei não altera, porém, o prazo para solicitação da isenção no pagamento de IPTU, que é de 180 dias após o lançamento do imposto, para preservar o período de análise de deferimento ou indeferimento da solicitação dentro do exercício. A medida, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), em mensagem encaminhada junto ao projeto, quer dar agilidade aos processos, economia considerável de serviços e fluxos de documentação, podendo ampliar outras ações de fiscalização da Secretaria Municipal da Fazenda e outros órgãos da prefeitura.

Conforme o projeto de lei, a concessão dos benefícios depende de requerimento do interessado, protocolado na forma e nos prazos previstos em regulamento e instruído com provas documentais.

Segundo a prefeitura, a cada exercício fiscal são lançados mais de 160 mil boletos de IPTU no município. Destes, cerca de seis mil cadastros solicitam a isenção do imposto anualmente, dentro das atuais regras e critérios estabelecidos no Código Tributário. Assim, com a aprovação do projeto, de início são cerca de seis mil contribuintes que não precisariam se deslocar até o Paço Municipal no próximo exercício para solicitar a isenção.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.