em

Vacina da Pfizer chega a PG e já começa a ser aplicada na população

Imunizante é transportado em isopores com gelox para evitar perda. Foto: José Aldinan

Ponta Grossa recebeu no início da tarde desta segunda-feira (24) as 8.190 doses da Pfizer/Biontech. Elas estão sob responsabilidade da 3ª Regional de Saúde. O imunizante contra covid está armazenado entre 2º e 8ºC e começou a ser aplicado na população ainda nesta segunda. O público beneficiado é aquele com comorbidades entre 18 e 59 anos de idade.

A logística desta vacina é diferenciada, inclusive no carregamento para os pontos de vacinação. “Elas vão em caixas de isopor e com gelox, adequadamente armazenadas e dentro do padrões técnicos da vacina”, informa o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier.

Segundo o Ministério da Saúde, as doses podem ser armazenadas na temperatura de ‘geladeira’ por até cinco dias. Este intervalo possibilita que, seguindo os prazos corretos, a vacina seja aplicada com eficiência. Por isso, Ponta Grossa começou a usar o imunizante de imediato.

No Centro de Medicamentos do Paraná, em Curitiba, elas ficam em ultrafreezers de -70°C, que é a exigência de armazenamento de longo prazo.

Nesta remessa foram contempladas, além da capital e de Ponta Grossa, as cidades de Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) definiu a distribuição considerando a capacidade de armazenamento, conservação e aplicação dos imunizantes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.