em

UPA Santa Paula segue com altos índices de internamento

(Arquivo DC)

Continuam circulando nas redes sociais relatos da grave situação pela qual passa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) do Núcleo Santa Paula, em Ponta Grossa.

Na manhã desta segunda-feira (1º), a reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais teve acesso a informações repassadas por funcionário da unidade, que relatou as dificuldades enfrentadas diante da alta demanda ocasionada pelo aumento de casos sintomáticos compatíveis com covid-19.

Segundo esse funcionário, que pediu para não ser identificado, havia neste início de segunda-feira seis paciente em Intubação Orotraqueal (IOT) e outros quatro aguardando procedimento para isso.

Os leitos estavam todos em uso e havia pacientes em cadeiras respirando com ajuda artificial de oxigênio, e sem possibilidade de transferência imediata devido à lotação de outros hospitais. UTI, enfermaria e emergência estavam lotadas, em uma unidade na qual, conforme a Resolução 2.079/14 do Conselho Federal de Medicina (CFM), os pacientes deveriam permanecer por, no máximo, 24 horas.

A reportagem contatou a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde, que enviou nota na qual informa que a “situação da UPA está se mantendo com lotação dos leitos e pacientes intubados. O quantitativo de pacientes citado é rotativo. No mesmo momento que tem um número “X” de pacientes, isso pode modificar, porque estabiliza”, informou a FMS, sem detalhar a atual taxa de ocupação.

96% com queixas respiratórias

Na última sexta-feira (26) a fundação confirmou que houve um aumento nos atendimentos diários ao longo das últimas semanas, e que 96% de todos os pacientes recolhidos apresentam relatos de queixas respiratórias – um dos principais sintomas de covid-19.

Não é possível informar quantos desses eram pacientes recolhidos no dia, e quantos estavam há mais de 24 horas no local. A UPA é, desde o início do ano passado, principal porta de entrada para casos de covid-19 que podem necessitar internamento.

Leia também: UPA transfere pacientes para Castro e Guarapuava

Leia ainda: Hospital de Castro tem 90% de ocupação na UTI

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.