em

Ponta Grossa transfere pacientes para Castro e Guarapuava

Pacientes de Ponta Grossa estão sendo transferidos para Castro e Guarapuava

Foto: Arquivo DC

Por Walter Téle Menechino

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula, em Ponta Grossa, que vem trabalhando no limite da capacidade de atendimento durante toda a semana, neste sábado (27) transferiu três pacientes para outras cidades. Dois foram para o Hospital Cruz Vermelha, em Castro, que na sexta-feira (26) passou a atender pacientes covid pelo Sistema Único de Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde assumiu a gestão de 10 UTIs do Cruz Vermelha ontem e hoje já estão todas ocupadas. Está com seis pacientes internados e outros quatro, antes das 10h30, estavam a caminho. O hospital também passou a ofertar 25 leitos clínicos, dos quais seis estão ocupados. Outros dois pacientes estão em processo de transferência para a unidade.

Boletim do Hospital Cruz Vermelha da manhã deste sábado (27)

A UPA Santa Paula também está transferindo neste início de tarde um paciente covid para Guarapuava. Segundo socorristas do Samu, está sendo providenciada uma ambulância para fazer o translado. A Ala Covid do Hospital Universitário da UEPG está com todos os leitos de UTI ocupados há nove dias.

A orientação passada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) neste sábado é para os pacientes procurarem a Unidade Básica de Saúde Egon Roskamp, na Rua Castanheira, 295, no Núcleo Santa Paula, que passou a atender pessoas com sintomas de covid.

Só um susto

No final da manhã deste sábado profissionais de saúde da UPA “passaram por um grande susto”, quando houve um problema na válvula em um dos cilindros de oxigênio, o que foi rapidamente resolvido. Questionada sobre a presença de técnicos trabalhando na área dos cilindros de oxigênio, a FMS informou que “está sendo feita uma manutenção preventiva que deve durar alguns minutos”.

Técnicos fazem manutenção dos equipamentos de oxigênio da UPA neste sábado / Foto Fábio Matavelli

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.