em

UPA Santa Paula passa a atender todos os pacientes com sintomas respiratórios

Foto da fachada da UPA Santa Paula, em Ponta Grossa
UPA Santa Paula é referência em atendimentos de urgência, no Bairro Contorno / Foto: Arquivo DC

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) definiu que, a partir das 13h desta sexta-feira (9), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula, em Ponta Grossa, vai passar a atender todos os sintomáticos respiratórios agudos, incluindo os casos leves. O atendimento acontece todos os dias, 24h por dia. A decisão foi tomada após reunião do Centro de Operações Emergenciais (COE).

“Tivemos reunião com toda a equipe do COE, na qual foram tomadas decisões que vão mudar o fluxo de atendimento aos sintomáticos respiratórios. Essas decisões tiveram como embasamento a situação epidemiológica atual, avanço da vacinação e, principalmente, a necessidade da retomada completa dos atendimentos da Atenção Primária”, explica o presidente da FMS, Rodrigo Manjabosco.

As quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) que foram remanejadas para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas respiratórios retornam aos serviços de estrutura Saúde da  Família. Ou seja, elas voltam a agendar consultas, realizar puericultura, pré-natal, preventivo, visitas domiciliares, curativo e procedimento. Os atendimentos ocorrem das 8h às 12h, das 13h às 17h.

“O redirecionamento dos pacientes para as UBSs que deixam de ser referência em covid deve ser realizado de forma organizada, gradativa e com comunicação entre as equipes da saúde. Os atendimentos que já estão agendados para os próximos 15 dias devem ser mantidos. A população não precisa se preocupar, ninguém ficará desassistido “, explica a enfermeira da Atenção Primária, Luciana Gasparello.

Serviços

O serviço de telemedicina fica mantido para atendimento de casos leves, com agendamento de consultas disponível pelo telefone 3220-1019, de segunda a domingo, das 8h às 20h.

As coletas de RT-PCR são mantidas nas UBS Cyro de Lima, Egon Roskamp, Luiz Conrado e Rômulo Pazzinatto, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h. Já as coletas de sorologia podem ser realizadas em qualquer UBS mediante agendamento.

Compreensão

A Fundação de Saúde considera sintoma respiratório agudo o quadro com início há menos de 15 dias. O órgão informa que crianças, menores de 12 anos, com sintomas respiratórios devem procurar atendimento no Pronto Atendimento Infantil (antigo Hospital da Criança).

CASOS LEVES DE SÍNDROME GRIPAL

– Coriza
– Tosse
– Dor de garganta
– Febre
– Perda do olfato/paladar
– Cansaço
– Dor de cabeça
– Diarreia/Vômito

UPA Santa Paula: Segunda a domingo, 24h.
Telemedicina: Agendamento pelo telefone 3220-1019, de segunda a domingo, das 8h às 20h.  

CASOS MODERADOS E GRAVES

Síndrome gripal acompanhada de
– Dificuldade para respirar
– Vômitos persistentes
– Desidratação
– Alteração do nível de consciência
– Alteração de exames do tórax
– Piora ou não melhora dos sintomas iniciais  

UPA Santa Paula: Segunda a domingo, 24h.  

ASSINTOMÁTICOS QUE TESTARAM POSITIVO PARA COVID OU QUE TIVERAM CONTATO PRÓXIMO A CASOS CONFIRMADOS DE COVID 

Telemedicina: Agendamento pelo telefone 3220-1019, de segunda a domingo, das 8h às 20h.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.