em

UPA Santa Paula está em risco de novo colapso

Foto da fachada da UPA Santa Paula, em Ponta Grossa
UPA Santa Paula é referência em atendimentos de urgência, no Bairro Contorno / Foto: Arquivo DC

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula corre forte risco de sofrer novo colapso por conta da pandemia de covid-19. Funcionários e pacientes relataram ao dcmais que a estrutura voltou a lotar e que algumas pessoas chegaram a ser acomodados na sala de sutura. Diante das informações, a reportagem questionou a Prefeitura de Ponta Grossa sobre o atual cenário. A administração pública oficializou o risco de colapso. 

“A UPA Santa Paula está atendendo regularmente, porém tendo dificuldade na transferência de pacientes para leitos do Estado, através da Central de Leitos. Esta dificuldade pode trazer problemas para atendimentos eletivos e um colapso na rede de urgência e emergência. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está ciente da situação e vem mantendo constante integração com a Central de Leitos para priorização das transferências”, informa.

Até o início desta sexta-feira (14) os leitos covid-19 do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), referência no tratamento da doença nos Campos Gerais, estavam lotados. Conforme boletim da SESA-PR, as UTI’s do estado voltaram a atingir ocupação de 95% – acima de dias anteriores.

Em março, período de agravamento da pandemia, a UPA Santa Paula chegou a fechar as portas por duas vezes, interrompendo novos atendimentos de qualquer enfermidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.