em

UPA Central terá gestão 100% municipal, diz prefeitura

Imóvel deve entrar em uso neste mês (Divulgação)

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que está mantida para este mês a previsão de início do funcionamento da UPA Central. O imóvel teve as reformas concluídas em dezembro e, segundo o município, a Fundação Municipal de Saúde irá manter e administrar o atendimento no local. Portanto, deve ser uma gestão diferente da verificada em outras UPAs, a exemplo da unidade no Núcleo Santa Paula, onde o atendimento é terceirizado e há repasse de recursos federais.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, para início dos atendimentos ainda é preciso fazer a instalação de equipamento de Raio-X e a colocação de cobertura e guarda corpo do recebimento de ambulância.

O local deverá atender cerca de 350 pacientes por dia com classificação de urgência e emergência. Os funcionários serão todos remanejados de serviços já existentes no município, segundo informou a prefeitura. A prefeitura ainda não detalhou como será feito o remanejamento de funcionários.

Sindicato

No final do ano passado, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) apontou dúvidas em relação à aplicação prática da proposta de remanejamento de servidores. Segundo o presidente do sindicato Roberto Ferensovicz, os servidores do Hospital Municipal e do Hospital da Criança recebem adicional de 25% sobre o salário e esse valor poderia ser perdido devido à transferência.

Segundo Ferensovicz, o governo garantiu que o adicional será mantido, na sequência. “Nesse momento poderão ficar alguns meses sem o 25%, tendo em vista que este não ano não se pode mandar nenhum projeto que enseje em concessão de valores aos servidores em função da lei completar 173”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.