25 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

UEPG irá atuar de maneira integrada com Casa da Mulher de PG


Por Assessoria UEPG Publicado 26/03/2022 às 13h23 Atualizado 21/02/2026 às 02h27
Ouvir: 00:00
Fotos: Divulgação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio por meio do Núcleo Maria da Penha (Numape), irá auxiliar na Casa da Mulher de Ponta Grossa. O local servirá para atendimento psicológico, social e de assessoria jurídica às mulheres em situação de violência. A Casa foi oficialmente inaugurada na última terça-feira (22), com a presença de professores da UEPG.

Segundo Brunna Rabelo Santiago, coordenadora do Numape, a união de forças do projeto com o governo municipal é  busca enfrentar a violência contra mulher e romper ciclos de violência. “Nosso trabalho abrange atendimento gratuito jurídico e social a mulheres em situação de violência doméstica”, destaca.

A Casa da Mulher funcionará como uma porta de entrada para as vítimas de violência doméstica, onde pode ser feito um boletim de ocorrência e encaminhamento de exame de corpo de delito, caso necessário, informa a professora Georgiane Garabely Heil Vázquez.  “É muito importante o papel da Universidade no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ponta Grossa, na fiscalização das políticas públicas e nos serviços prestados junto à comunidade”.

Em casos graves de violência, a Casa da Mulher disponibilizará um carro para transportar mulheres, que não têm veículo próprio, até o Hospital Universitário da UEPG. “Promover a segurança das mulheres, todas elas, é nossa obrigação. Como mãe, como prefeita e como mulher. Por isso estamos intensificando a ação da Patrulha Maria da Penha, melhoramos o sistema de botão do pânico e agora estamos ampliando o acolhimento a toda mulher vítima de violência”, comenta a prefeita Elizabeth Schmidt.

O evento de inauguração teve a participação da prefeita Elizabeth Schmidt, da secretária da Família e do Desenvolvimento Social, Simone Kamiski de Oliveira, da primeira dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, da Juíza de Direito Noeli Salete Tavares Reback, da Superintendente da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, Isane Gewehr, da coordenadora da patrulha Maria da Penha, Liliane Chociai, da vice-presidente da OAB/PG,  Adriana Campagnoli. A UEPG estava representava pela professora Georgiane Garabely Heil Vázquez, e integrantes do Numape: Brunna Rabelo Santiago, coordenadora, Adrielly Vieira, assistente social, Arthemis Distefano do Carmo, estagiária de Direito, Luiza Gaspar Ienke, estagiária, e Roseni Inês Marconato, professora orientadora de Serviço Social.

Os atendimentos acontecem das 9h às 17h, na Rua Theodoro Rosas, nº 1651, Centro.

LEIA MAIS NO DC+: Filiada ao PSD, Simone Kaminski deixa prefeitura e pode disputar eleição

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.