em

UEPG esclarece protocolo de “escolha” de pacientes no HU

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) emitiu na manhã desta sexta-feira (12) uma nota de esclarecimento sobre a adoção do ‘Protocolo de alocação de recursos’, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, no Hospital Universitário Regional (HU-UEPG).

A instituição é a primeira do Paraná a propor a medida, que tira das mãos do profissional de saúde a escolha de pacientes e a coloca sob regras preconizadas internacionalmente. No entanto, a Universidade frisa que existe a necessidade de uma aprovação da medida.

“A UEPG aguarda autorização para aplicação no Hospital Universitário e deve ser aprovada pelo Executivo, Legislativo e Judiciário”, explica.

Diante disso, os internamentos ainda ocorrem por ordem de chegada. Contudo, a partir da adoção do Protocolo, terá prioridade de internamento o paciente de maior risco, independentemente da sua posição na fila ou idade.

Segundo a UEPG, o protocolo resultará, portanto, em mais vidas salvas e tirará das mãos do profissional de saúde o estresse emocional de escolha de pacientes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.