Menu
em

Soja é o produto mais exportado e mais importado de Ponta Grossa

Foto: Arquivo DC

De acordo com dados do Ministério da Economia referentes a janeiro a julho de 2021 a soja é tanto o item mais exportado quanto o mais importado de Ponta Grossa: representa 77,9% de todo o valor obtido com vendas ao exterior, considerando os resíduos da extração do óleo de soja (57%), o óleo de soja (15%) e o grão, mesmo triturado (5,9%), e 19% de tudo que é comprado de outros países, apenas no formato de grão, mesmo triturado.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, isso está acontecendo por conta das variações do mercado. “O produto subiu muito, então as empresas tentam segurar o mercado. A soja está alavancando demais e as empresas preferem ter um custo parecido ou igual ao que tem aqui para trazer de fora para parecer que o mercado não está tão apertado”, afirma.

“É uma tendência também para o ano que vem, tanto para a soja, quanto para o milho, devido às safras. A brasileira tem perspectiva de recorde, mas não é suficiente para o mercado. Temos hoje mais gente comendo no mundo; aumentou a capacidade do pessoal se alimentar, e aí há aumento da demanda”, lembra o presidente da entidade.

Gustavo Ribas Netto também destaca que Ponta Grossa concentra muitas indústrias moageiras. “Não temos produto suficiente entre aspas, porque exportamos. O produtor vai vendendo, o produto vai indo pra fora, e a hora que aperta temos que comprar este volume”, destaca ele, reforçando que essa variação também se deve às diferenças nas época de colheitas de grandes produtores e consumidores como Brasil e Estados Unidos.

Leia também: Ponta Grossa desbanca grandes cidades em exportações e importações

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile