em

Sindicatos negociam abertura do comércio na ‘Sexta Santa’

Arquivo DC

O Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), que representa os empresários, enviou nesta semana um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho. A intenção é que o comércio local abra as portas normalmente no feriado nacional do dia 2 de abril (Sexta Santa). O documento chegou às mãos do Sindicato dos Empregados no Comércio, que representa a classe trabalhadora. Ambos estão negociando a possibilidade de abertura e há apenas um item em que existe divergência.

Na cláusula Segunda, o Sindilojas pede que as horas trabalhadas em 2 de abril devem ser justificadas por dois dias não trabalhados no mês de março, quando houve lockdown na cidade. O Sindicato dos Comerciários quer que essa troca seja futura e não retroativa.

“Para nós fica difícil aceitar a troca por março. Algumas empresas, por exemplo, deram férias coletivas. Então, para trás fica confuso. Se tiver acordo, vai ser para justificativa de folgas futuras”, detalha o presidente dos Comerciários, João Vendelin.

Ele confirma que recebeu o termo aditivo do Sindilojas, mas que reenviaria com a correção sugerida. Caso o grupo patronal aceite, a abertura fica permitida na Sexta Santa.

O objetivo é que o horário de abertura siga o Decreto Municipal de 26 de março, que determina funcionamento escalonado por setor. Lojas de vestuário, artigos pessoais e demais atividades abririam entre 9 e 17h, enquanto lojas de eletrônicos e utilidades domésticas fariam atendimento entre 10 e 18h.

Em casos assim, a Prefeitura Municipal pode intervir caso ache necessária a interrupção de circulação no comércio para evitar a propagação do coronavírus. Para isso precisaria de um Decreto impondo o fechamento no feriado nacional.

Mercados

Conforme Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados não abrem no próximo domingo (4) – feriado de Páscoa. Assim, os itens da data comemorativa podem ser adquiridos somente até a véspera. Na Sexta Santa, o funcionamento dos estabelecimentos vai até às 20h.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.