23 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Servidores se manifestarão contra corte no adicional de insalubridade


Por Patrícia Lucini Publicado 01/09/2021 às 10h09 Atualizado 21/02/2026 às 08h42
Ouvir: 00:00
Foto da fachada da prefeitura de Ponta Grossa em um dia ensolarado
(Foto: Arquivo DC)

Para esta quarta-feira (1°) servidores da saúde da prefeitura de Ponta Grossa programam uma manifestação contra o corte no adicional de insalubridade da covid-19. Às 14 horas, os profissionais se reunirão na Câmara de Vereadores e às 17h45, a manifestação está agendada para acontecer na prefeitura. Eles reivindicam a retomada do adicional de insalubridade, que chegava a 40% devido à covid-19, e que foi foi cortado na folha de pagamento de agosto. O adicional vinha sendo pago desde agosto de 2020, retroativo abril do ano passado a todos os servidores da saúde que atuam na linha de frente no combate à covid.

Na segunda-feira (30), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (Sindserv), Roberto Carlos Ferensovicz também entregou um documento aos vereadores pedindo apoio na reivindicação para que o Executivo retome o pagamento. O sindicato destaca que durante a transição do governo, o sindicato protocolou documento solicitando a manutenção do pagamento, que foi deferido pela atual gestão. “O pagamento deve ser mantido, primeiro porque continuamos em meio à pandemia com novas variantes e os servidores continuam atuando na linha de frente atendendo diariamente centenas de pacientes positivados ou com suspeita de covid-19”, aponta o documento. O sindicato também destaca que em 2020 os servidores municipais não tiveram nenhum tipo de reajuste por força de lei, e que estão com os salários congelados também em 2021.

O sindicato pede que os vereadores formem uma comissão com o Sindserv e representantes dos trabalhadores para dialogar com o governo municipal sobre o retorno do pagamento, já que até agora não houve atendimento ao sindicato quanto ao pedido de reunião efetuado pela entidade no dia 23 de agosto.

Como foi feito

A maioria dos servidores, que já recebia 20% de adicional de insalubridade em grau médio, começou a receber o grau máximo durante a pandemia No total, mais de 1.500 servidores receberam o adicional de insalubridade de 40% por conta da covid, o que corresponde a aumento de quase R$ 1 milhão ao mês na folha de pagamento, segundo a prefeitura. Nos cálculos do Sindserv, no entanto, o custo mensal com o pagamento é pouco mais de 400 mil.

Segundo a Fundação Municipal da Saúde, o pagamento do adicional é fruto de posicionamento técnico e prerrogativa de adicional aconteceu em um momento em que não se tinha previsão de vacina e dificuldade em manutenção nos equipamentos de segurança. Hoje, a Fundação tem 100% dos servidores vacinados com a segunda dose contra a covid, e tem à disposição os equipamentos preconizados pela medicina do trabalho, o que traz segurança aos servidores, dispensando o pagamento do adicional.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.