em

Servidores municipais realizam Assembleia Drive in

Foto: Divulgação

Na noite desta quinta-feira (15), os trabalhadores do Município de Ponta Grossa participaram pela primeira vez de uma Assembleia no formato “Drive in”. Essa, foi a opção colocada pela Diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais para avaliar a atual situação da Data Base, e ao mesmo tempo, cumprir os protocolos de distanciamento estabelecidos pelas autoridades médicas e que foi defendida pela direção do SINDSERV ao longo desta pandemia.

No início da Assembleia, o vice-presidente da Entidade, Jackson Lincoln Lopes, lembrou da defasagem salarial dos servidores municipais, que estão há 21 meses sem o repasse da inflação. O dirigente destacou também, que outros municípios da região e do Estado concederam o repasse aos seus trabalhadores.

Já o presidente do SINDSERV, Roberto Ferensovicz, informou que a direção do sindicato iniciou o debate com o Governo Municipal no mês de março. Nesta oportunidade, foi colocado que os trabalhadores não tiveram a sua Data Base em maio de 2020 e que neste ano seria imprescindível a aplicação do reajuste nos seus vencimentos.

Na primeira reunião com a participação dos Secretários, o de Fazenda e o de Recursos Humanos, foi apresentada a reivindicação do repasse da inflação referente ao período de maio de 2020 a abril de 2021, bem como a proposta de implantação de um Vale Alimentação no mesmo modelo que ocorre em outros Municípios. 

O presidente da Entidade sindical ao defender a proposta, enfatizou que o Vale Alimentação seria um grande benefício aos trabalhadores, em especial, para aqueles que tem uma menor remuneração e os que mais sofrem com a alta no preço dos alimentos, por exemplo.

Em uma segunda reunião, com os mesmos Secretários, os representantes dos trabalhadores foram informados que após uma conversa destes com a Prefeita, o Governo iria realizar alguns estudos para verificar a possibilidade do repasse da inflação, ou parte dela, bem como a viabilidade da implantação do Vale Alimentação.

Este Vale Alimentação por sinal, foi visto com bons olhos pela Administração, assunto este que já havia sido colocado pelo SindServ durante os debates eleitorais promovidos por esta entidade, nos quais a então candidata, Elizabeth Schmidt disse que seria algo interessante e possível de se fazer.

Passados três meses nos quais o Sindicato já vinha cobrando uma resposta do Governo para os trabalhadores, inclusive com o pedido de uma audiência junto a Prefeita, e também com a comissão de servidores, continuamos sem respostas. Diante disso, a diretoria do Sindicato se reuniu e decidiu pela convocação desta assembleia.   

No final da tarde desta quinta-feira, o Secretário de Recursos Humanos, Maurício Silva, entrou em contato com o Sindicato informando que o Governo não havia finalizado a proposta a ser apresentada aos trabalhadores. Silva informou também que haverá uma reunião com a participação da Prefeita na próxima segunda (19) para a definição deste assunto, e envio de resposta na próxima semana.

DECISÃO DOS SERVIDORES

Após as explanações dos dirigentes sindicais, foi aberta votação para definição do encaminhamento quanto a negociação da Data Base dos servidores municipais.

A primeira proposta foi de aguardar até a semana que vem para uma resposta oficial do Governo. Já a segunda proposta, seria a realização de atos públicos em função dessa demora da apresentação de uma resposta do Governo.

Após a votação, a maioria dos servidores decidiram aguardar pela resposta do Governo até a próxima sexta-feira (23). 

Os servidores e o SindServ, agendaram a próxima Assembleia para o dia 28 de julho, para avaliar eventual proposta ou definir quais atos serão realizados se não houver nenhuma resposta da Prefeita Elizabeth Schmidt.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.