Menu
em

Sem leitos, UPA Sta. Paula fecha as portas para novos pacientes

Foto: José Aldinan

A UPA Santa Paula não comporta mais pacientes. Lotada com 40 internados, a Unidade fechou as portas temporariamente na noite desta quarta-feira (10) e permanece sem novos atendimentos. O colapso já era anunciado há alguns dias e vinha do excesso de pessoas com problemas respiratórios. Elas são suspeitas ou confirmadas de contaminação pelo novo coronavírus.

O dcmais vinha acompanhando diariamente a dificuldade de atendimentos no local por conta da sobrecarga. Com os demais hospitais cheios, pacientes ponta-grossenses de covid-19 vinham morrendo com maior frequência na UPA, sem UTI.

Funcionários vinham relatando à reportagem nas últimas semanas as dificuldades enfrentadas com o excesso de pacientes. De forma geral, o tratamento do quadro clínico é o mais adequado possível, mas a UPA, por exemplo, não possui nutricionista, o que não configura uma UTI.

Em nota na manhã desta quinta-feira (11), a Fundação Municipal de Saúde informa que “está direcionando os pacientes para as Unidades de Saúde com atendimento exclusivo para pessoas suspeitas ou confirmadas de covid”.

O último registro é que a UPA acumulava 40 pessoas internadas, mas a Unidade conta com 20 leitos. “Os pacientes excedentes estão sendo acomodados de forma provisória em macas, até que se tenha transferência pela Central de Leitos, serviço administrado pelo Estado”, complementa a Fundação de Saúde.

Linha do tempo

24 de fevereiro

26 de fevereiro

27 de fevereiro

27 de fevereiro

1° de março

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile