em

Segundo Lago de Olarias aguarda instalação de degraus para peixes

Não há novo prazo para fechamento de comportas (Foto: Fábio Matavelli)

A Prefeitura de Ponta Grossa informou, por meio da assessoria de imprensa, que a formação do segundo Lago de Olarias deve demorar mais do que o inicialmente previsto. Isso porque, além de necessitar de obras complementares na barragem, o lago também depende da criação de degraus que permitam aos peixes subir o arroio para a desova em período de reprodução.

O lago chegou a ter a barragem construída no ano passado, mas um problema técnico – ainda sem data para correção – impediu a formação do espelho d’água. Posteriormente, reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais mostrou que os lambaris não conseguiam subir o curso de água durante a piracema.

A prefeitura informou que os degraus que permitirão aos peixes seguir contra a correnteza já estavam previstos em projeto, mas não explicou por que a barragem foi feita antes dessa obra. O Instituto Água e Terra informou que está monitorando as obras no local.

Além da instalação dos degraus para subida artificial na piracema e do ajuste nas comportas, o município informou que também deve fazer nova limpeza no local para retirada de massa verde acumulada. O município não apresentou prazo para a construção dos degraus, nem para preenchimento do segundo lago.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.