em

Segue busca por suspeitos de assalto após confrontos em Ponta Grossa

Foto: Fábio Matavelli

Seguem nesta quarta-feira (2) as buscas pelos suspeitos de assalto a banco que estariam em Ponta Grossa.

Dezenas de policiais se mobilizaram em Ponta Grossa, na tarde de terça-feira (1), durante ação de perseguição aos suspeitos de envolvimento em assalto a banco. A ocorrência teve início quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu a informação de que o grupo de criminosos estava em passagem pela região. Em uma tentativa de abordagem, os suspeitos teriam efetuado os primeiros disparos contra viatura da PRF. Ninguém ficou ferido nessa ocasião.

Com a descrição do veículo – uma CRV/Honda preta – e da região para a qual se dirigia, a Polícia Militar deu apoio. Foi quando os criminosos começaram a ser perseguidos, na Avenida Souza Naves – trecho urbano da BR-373. De dentro do veículo, os suspeitos teriam se envolvido no segundo confronto armado, no Bairro Chapada, dessa vez com a PM. Foi quando dois disparos de arma de fogo – possivelmente fuzil – atingiram a perna de uma soldado.

Ainda em fuga, os autores seguiram pela região conhecida como Taquari dos Polacos, através estrada de terra, cerca de 20 quilômetros em direção ao interior do município de Ponta Grossa, já próximo à Estrada do Kalinoski. Foi quando, em uma curva, acabaram capotando o carro. Abandonaram o veículo e se embrenharam em meio à mata e a plantações.

Equipes

Uma grande operação foi montada. Juntamente com a PM e PRF, participaram da ação o Pelotão de Choque, Canil, Bope, Rone, além da Polícia Civil. O helicóptero do Bpmoa foi usado para realizar as buscas nas áreas de mais difícil acesso. Dezenas de viaturas percorreram as estradas rurais do entorno. No final da tarde, a equipe do Grupo Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial) chegou ao local e montou bloqueios nos acessos à região, enquanto os cães farejadores faziam buscas.

Explosivos

A equipe do Diário dos Campos e portal dcmais esteve no local onde o veículo suspeito capotou, mas foi orientada a manter distância devido ao risco de explosão. De acordo com os policiais, havia indícios de material explosivo dentro do carro, o que exigiu o acionamento do Esquadrão Antibombas, que estava a caminho da cidade e teria chegado no período da noite.

Tiros

Nas redes sociais, moradores e comerciantes da região da Souza Naves relataram que tiros resultantes do segundo confronto atingiram imóveis. Não há relatos de outros feridos além da soldado da PM. Segundo a polícia, ela foi socorrida, hospitalizada e passa bem. Segundo o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Leonel Beserra, os criminosos seriam três, sendo que um deles estava ferido. Até o início da manhã desta quarta-feira ainda não havia sido confirmada nenhuma prisão oficialmente.

Comando da PM e PRF unem forças

Em entrevista ao portal dcmais, no local das buscas, o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Leonel Besserra e o inspetor da PRF, Marco Aurélio Santos, detalharam como se deu a ação policial

DC: Onde teve início a ação policial?
Beserra: Houve uma tentativa de abordagem na rodovia, que gerou um primeiro confronto com a PRF. Foi solicitado apoio da PM, e houve novo confronto, quando nossa policial, Rudnik, foi atingida por dois tiros na perna. Ela está bem.

DC: A PRF havia realizado um bloqueio?

Aurélio: A equipe tentou abordagem porque havia a informação de que poderia ter alguns envolvidos com assalto a bancos na região. E nessa tentativa de abordagem ocorreu esse confronto. Nesse primeiro confronto, a viatura da PRF foi atingida por disparos de fuzil .556 a princípio. A blindagem do veículo salvou a vida dos policiais, e todos passam bem.

DC: Quais ações foram empregadas a partir do terceiro confronto?

Beserra: O terceiro confronto foi na estrada onde o carro que os criminosos usavam veio a capotar. Portanto, o Comando do Choque e a equipe do Tenente Cassiano confrontou com eles, novamente, nesse local. O Bpmoa foi acionado e o pessoal do Choque com o reforço policial foram empregados para prender esses marginais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.