em

Representatividade cresce, mas igualdade ainda é um sonho distante

Foto: REUTERS / Florencia Guzzetti

Nesta segunda-feira (8) será celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data, oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), remonta ao início do século XX, quando grupos de mulheres promoveram protestos devido a condições desiguais de trabalho – que, segundo informações oficiais, persistem até os dias atuais, tanto em salários, quanto em oportunidades.

Apesar disso, as mulheres têm alcançado cada vez mais representatividade no mercado de trabalho, principalmente, em cargos que por muitos anos eram ocupados por homens. Além do empreendedorismo, o município de Ponta Grossa ganhou destaque em 2020, a começar por uma eleição municipal que elegeu Professora Elizabeth como a primeira prefeita mulher da história da cidade. 

O reconhecimento se deu pela política, juntamente com a oportunidade que muitas profissionais tiveram de mostrar ainda mais o seu potencial à frente dos cargos de liderança nas áreas da inovação e segurança pública da Prefeitura, e também em empresas de concessões de rodovias, a exemplo da CCR Rodonorte que tem hoje uma mulher como diretora-presidente. 

Essa realidade também é reconhecida em todo o Brasil. Um estudo realizado pelo International Business Report da empresa global Grant Thornton revelou que 34% dos cargos de liderança em empresas de médio porte no Brasil são ocupados por mulheres. 

Os números apresentados pelo International Business Report mostraram que o país superou a média global, de 29%, e ocupa a 8ª colocação em um ranking composto por 32 países, em que se destacam as Filipinas (43%), África do Sul (40%) e Polônia (38%). 

Trazendo para uma realidade próxima, o Paraná possui 549.572 empreendedoras, segundo estudo do Sebrae, ‘Empreendedorismo Feminino no Brasil’, que traz o perfil das empresárias brasileiras até o terceiro bimestre de 2020, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Em todo o estado, elas estão no comando de 34% das empresas e quase a metade delas (49%), têm menos de 44 anos de idade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.