em

Ponta Grossa terá pontos de ligação rápida no transporte coletivo

Em live realizada por meio de suas redes sociais, no final da tarde desta sexta-feira (16), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB) anunciou que a Prefeitura de Ponta Grossa implantará pontos de ligação rápida (PLR) no transporte público do município. “Este sistema será implantado nos próximo dias”, afirma Rangel. Ainda não há um prazo para início, no entanto, o PLR da Palmeirinha será o primeiro e servirá como teste de efetivação. A projeção é de que em 15 dias o novo sistema de transporte coletivo esteja implantado.

O prefeito explicou que hoje, o transporte coletivo de Ponta Grossa conta com quatro terminais: o Central, de Uvaranas, Nova Rússia e Santa Paula. “Então em muitos casos, quando os trabalhadores que moram nos bairros e vêm para o centro trabalhar, precisam passar por outros terminais, para então pegar outro ônibus e ir para o destino desejado, o que demora muito tempo, às vezes horas”, cita. Segundo ele, no atual sistema, é impossível fazer com que todas as linhas possam chegar, todas, no Terminal Central. “Agora, vamos mudar. Além dos terminais já existentes vamos abrir PLRs que serão pontos de ligação rápida, que serão pontos que já existem, neste novo formato”.

Segundo o prefeito, o primeiro ponto será instalado na Palmeirinha, e os testes começarão já nos próximos dias. “Na prática, a pessoa que mora no Gralha Azul, por exemplo, precisa ir ao terminal Nova Rússia e, de lá, pegar ônibus para o Terminal Central. Agora, toda a região vai acessar o PLR do Santa Paula e de lá poderá ir direto para o centro, ou qualquer outra região da cidade”. Com a mudança, se criará um ‘anel de ligação central’, onde os passageiros poderão escolher os PLRs mais próximo, desembarcar e, de acordo com as projeções, em no máximo 12 minutos embarcar no ônibus para seu destino final. 

Na ocasião, o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Roberto Pelissari, destacou que a implantação do sistema é fruto de um estudo de mais de 18 meses pela AMTT. O objetivo é reduzir o tempo de viagem dos usuários, os custos de manutenção do sistema viário e as viagens ociosas; aumentando a oferta de ligações transversais e interbairros, o desempenho operacional e melhor circulação dos veículos nos centros e corredores.

Como será

Atualmente, há três linhas de integração entre os terminais existentes, com o tráfego pelas principais avenidas do centro da cidade. Com a implantação do projeto, haverá um novo sistema de pontos de integração, os pontos de ligação rápida, ligando sete regiões da cidade, em sua maioria, por linhas de fluxo rápido, realocando o fluxo no entorno do centro. O novo sistema necessitará de menos veículos em circulação, no entanto, os que estiverem com passageiros passarão a ter um desempenho melhor aproveitado, com menor tempo de viagem e tempo de espera médio reduzido.

São pontos de ônibus já existentes, no entanto, os mesmos funcionarão como ligação rápida para a região central e funcionarão como uma espécie de estação. O passageiro pode descer neste PLR e aguardar o ônibus para o seu destino, com o mesmo bilhete já pago.

Quais são os PLRs

Os PRLs internos serão no Terminal Central, Biblioteca Municipal e conservatório, Pronto Socorro (pracinha), Praça do Ponto Azul, praça atrás do Cemitério São José e UEPG Central. Os PLRs externos interligados funcionarão no Terminal Uvaranas; Terminal Oficinas, Terminal Nova Rússia, PLR Santa Paula, PLR Palmeirinha, PLR Monteiro Lobato, PLR Siqueira Campos. Os PLRs externos não interligados serão na Vila Estrela e 31 de Março.

Dia do Servidor

Na live, o prefeito também destacou que, em comemoração ao Dia do Servidor, no dia 28 de outubro, os servidores públicos municipais serão dispensados das atividades no dia 30 de outubro. Segundo o prefeito, o pagamento dos salários dos servidores para o dia 28.

Acompanhe:

Posted by Marcelo Rangel on Friday, October 16, 2020

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.