em

PSD e PSB fazem o maior número de votos para vereador em PG; ambos garantem três vagas na Câmara

Com 20.627 votos para candidatos a vereador, o PSD, partido da candidata a prefeita Professora Elizabeth – e do governador Ratinho Junior – foi o que recebeu maior número de votos no pleito de domingo (15). Assim, a soma dos votos recebidos rendeu a legenda três vagas na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, que garantiram a reeleição dos vereadores Paulo Balansin, Divo e Daniel Milla; atualmente o PSD conta com cinco vereadores na Câmara, grande parte deles fazia parte de outras legendas e ingressou no partido durante a janela partidária.

O segundo partido mais votado votado foi o PSB, que tem como uma das principais lideranças em Ponta Grossa o deputado federal Aliel Machado, e que declarou apoio à candidata a prefeita Mabel Canto (PSC). Mabel e Professora Elizabeth disputam o segundo turno das eleições municipais no dia 29 de novembro. Foram 19.283 votos nos vereadores do PSB, que também garantiu três cadeiras no Legislativo ponta-grossense a partir de 2021, uma a mais do que as duas atuais. As vagas serão ocupadas por Geraldo Stocco, reeleito com 4.251 votos, a segunda maior votação para vereador entre os candidatos de Ponta Grossa; além dos Ede Pimentel e Izaías Salustiano, que assumirão em 2021.

Na sequência, aparece o PSDB, que fez 13.379 votos, garantindo as atuais duas vagas; ocuparão as cadeiras Felipe Passos, que foi reeleito e Dr. Erick. Em seguida, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 12.186 votos, aparece o PV, que atualmente não tem representação na Câmara de PG, garantindo duas cadeiras, que serão ocupadas por Filipe Chociai e Léo Farmacêutico. Os demais partidos conseguiram garantir uma vaga, apenas: é o caso do PSC, que elegeu Joce Cato; o PSL, que reelegeu Dr. Zeca – com 4.816 votos, foi o candidato a vereador mais votado em Ponta Grossa; o Solidariedade, que elegeu Missionária Adriana; o Avante, que reelegeu Pastor Ezequiel; o DEM, que elegeu Jairton da Farmácia; e o MDB, que elegeu Julio Küller; o PRTB, que reelegeu Valtão; e Republicanos que elegeu Leandro Bianco.

A novidade é o PSOL, que conquistou na Câmara de Ponta Grossa, a primeira vaga do partido me Legislativo municipal do Paraná, em um mandato coletivo, ela será exercido por Josi Mais Coletivo.

Veja quantos votos cada partido recebeu em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.