28 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Professora Elizabeth deve contar com maioria na Câmara de Ponta Grossa


Por Patrícia Lucini Publicado 02/12/2020 às 16h06 Atualizado 21/02/2026 às 18h06
Ouvir: 00:00

A prefeita de Ponta Grossa, Professora Elizabeth (PSD) deve iniciar seu mandato com o apoio da maioria dos vereadores da Câmara Municipal. A estimativa é que dos 19 vereadores eleitos que assumem em 2021, Professora Elizabeth tenha o apoio de pelo menos 12. A construção de uma base de apoio é importante para a gestão da chefia do Executivo, porque pedente do Legislativo a aprovação de projetos de lei, assim como o Orçamento do Município, entre outras discussões.

Os ponta-grossenses que foram às urnas no dia 15 de novembro para escolher os 19 vereadores que ocuparão as vagas para a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa optaram por renovar praticamente a metade do Legislativo municipal. Das 19 cadeiras, oito serão ocupadas por parlamentares que nunca antes haviam ocupado um mandato na Câmara.

Embora no pleito de 2020 tenha sido proibida a coligação para a eleição proporcional, na disputa majoritária, a coligação ‘Somos todos Ponta Grossa’, encabeçada pela atual vice-prefeita Professora Elizabeth – e que tem como vice-prefeito eleito o Capitão Saulo (PSD) – foi formada pelo PSD, PV, Avante e PSDB. Na Câmara, estes partidos serão representandos, a partir de 2021 pelos vereadores reeleitos Paulo Balansin, Divo e Daniel Milla, pelo PSD; por Filipe Chociai e Léo Farmacêutico, eleitos para o primeiro mandato, ambos pelo PV; Pastor Ezequiel, que foi reeleito pelo Avante. Pelo PSDB, a representatividade será pelo vereador Felipe Passos, também reeleito, e Dr. Erick, que exercerá o primeiro mandato. Embora recentemente Passos tenha adotado alguns discursos de oposição ao governo municipal, ao dcmais e Diário dos Campos, ele confirmou nesta segunda-feira (30) que integrará a base de apoio de Professora Elizabeth.

Leandro Bianco (Republicanos) e Missionária Adriana Jamier (SD), eleitos em grupo ligado ao candidato a prefeito Marcio Pauliki (SD), declararam apoio no segundo turno a Professora Elizabeth. Jairton da Farmácia (DEM), e Valtão (PRTB), também eleitos em partidos que na majoritária apoiaram a candidatura de Pauliki, destacaram que vão integrar a base de apoio de Professora Elizabeth. “Eu apoiei a Professora Elizabeth no segundo turno porque acredito que é a mais competente para administrar a cidade pelos próximos quatro anos, pela experiência e maturidade. É evidente que teremos um bom diálogo e como vereador quero priorizar a fiscalização e ela vai precisar disso para fazer uma boa gestão”, aponta Valtão.

Já o grupo de oposição deve ser formado pelos vereadores Dr. Zeca (PSL) que declarou apoio à candidatura de Mabel Canto (PSC) no segundo turno e Joce Canto (PSC), irmã de Mabel Canto. Os vereadores Geraldo Stocco, Ede Pimentel e Izaias Salustiano, do PSB, partido do candidato a vice de Mabel, Pietro Arnaud, também devem devem exercer oposição, assim como Julio Kuller (MDB) e Josi Mais Coletivo (PSOL).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.