em

Professora Elizabeth deve contar com maioria na Câmara de Ponta Grossa

A prefeita de Ponta Grossa, Professora Elizabeth (PSD) deve iniciar seu mandato com o apoio da maioria dos vereadores da Câmara Municipal. A estimativa é que dos 19 vereadores eleitos que assumem em 2021, Professora Elizabeth tenha o apoio de pelo menos 12. A construção de uma base de apoio é importante para a gestão da chefia do Executivo, porque pedente do Legislativo a aprovação de projetos de lei, assim como o Orçamento do Município, entre outras discussões.

Os ponta-grossenses que foram às urnas no dia 15 de novembro para escolher os 19 vereadores que ocuparão as vagas para a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa optaram por renovar praticamente a metade do Legislativo municipal. Das 19 cadeiras, oito serão ocupadas por parlamentares que nunca antes haviam ocupado um mandato na Câmara.

Embora no pleito de 2020 tenha sido proibida a coligação para a eleição proporcional, na disputa majoritária, a coligação ‘Somos todos Ponta Grossa’, encabeçada pela atual vice-prefeita Professora Elizabeth – e que tem como vice-prefeito eleito o Capitão Saulo (PSD) – foi formada pelo PSD, PV, Avante e PSDB. Na Câmara, estes partidos serão representandos, a partir de 2021 pelos vereadores reeleitos Paulo Balansin, Divo e Daniel Milla, pelo PSD; por Filipe Chociai e Léo Farmacêutico, eleitos para o primeiro mandato, ambos pelo PV; Pastor Ezequiel, que foi reeleito pelo Avante. Pelo PSDB, a representatividade será pelo vereador Felipe Passos, também reeleito, e Dr. Erick, que exercerá o primeiro mandato. Embora recentemente Passos tenha adotado alguns discursos de oposição ao governo municipal, ao dcmais e Diário dos Campos, ele confirmou nesta segunda-feira (30) que integrará a base de apoio de Professora Elizabeth.

Leandro Bianco (Republicanos) e Missionária Adriana Jamier (SD), eleitos em grupo ligado ao candidato a prefeito Marcio Pauliki (SD), declararam apoio no segundo turno a Professora Elizabeth. Jairton da Farmácia (DEM), e Valtão (PRTB), também eleitos em partidos que na majoritária apoiaram a candidatura de Pauliki, destacaram que vão integrar a base de apoio de Professora Elizabeth. “Eu apoiei a Professora Elizabeth no segundo turno porque acredito que é a mais competente para administrar a cidade pelos próximos quatro anos, pela experiência e maturidade. É evidente que teremos um bom diálogo e como vereador quero priorizar a fiscalização e ela vai precisar disso para fazer uma boa gestão”, aponta Valtão.

Já o grupo de oposição deve ser formado pelos vereadores Dr. Zeca (PSL) que declarou apoio à candidatura de Mabel Canto (PSC) no segundo turno e Joce Canto (PSC), irmã de Mabel Canto. Os vereadores Geraldo Stocco, Ede Pimentel e Izaias Salustiano, do PSB, partido do candidato a vice de Mabel, Pietro Arnaud, também devem devem exercer oposição, assim como Julio Kuller (MDB) e Josi Mais Coletivo (PSOL).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.