em

Procon encontra diferença de R$ 3,40 em preços de óleo de cozinha em Ponta Grossa

O órgão municipal deve concluir até sexta um levantamento preliminar referente a variação de preços (Foto: Divulgação)

A ação de fiscalização em mercados de Ponta Grossa iniciada na última sexta-feira (21) pelo Procon ainda está em andamento e deve se estender pelos próximos dias, mas já aponta algumas discrepâncias entre os mais de cem itens que estão sendo avaliados. É o caso do óleo de cozinha que, segundo a assessoria do órgão repassou à reportagem do DCmais, é responsável pela maior diferença encontrada até o momento, chegando até a R$ 3,40 em comparação ao mês anterior.

“Os estabelecimentos poderão ser acionados para apresentar justificativas pela grande variação relacionada aos valores praticados  na venda de uma marca específica de óleo de cozinha. Se contatado, o estabelecimento tem um prazo de cerca de 15 dias para apresentar a documentação relacionada e as justificativas sobre o aumento nos preços”, explica o Procon.

Sobre a média, o órgão afirmou que verificou um aumento médio de 30 centavos nos produtos e estabelecimentos analisados. “A previsão é de que até a o fim dessa semana seja possível concluir um levantamento preliminar referente a variação de preços”, disse, através da sua assessoria de imprensa.

Comparação

Segundo o Procon, a comparação de preços leva em conta não só a diferença entre os estabelecimentos, mas principalmente a variação de valores praticados com referência nos meses anteriores. Neste momento o órgão está se baseando nos dados coletados em julho. “Verificadas alterações substanciais, o Procon procede com a solicitação de informações aos estabelecimentos e, caso seja constatado que o aumento não condiz com os argumentos apresentados, a investigação preliminar é transformada em processo administrativo por elevar injustificadamente seus preços”, afirma o órgão, pertencente à Prefeitura Municipal.

Entenda

O Procon de Ponta Grossa iniciou na última sexta-feira (21) uma ação de fiscalização em diversos mercados da cidade para investigar se houve aumento abusivo de preços nos últimos dias e semanas, garantindo a avaliação de mais de cem itens.

A operação iniciou no mesmo dia em que o DCmais publicou uma reportagem apontando que o preço dos produtos básicos em Ponta Grossa cresceu 25 vezes mais que a inflação desde o início do ano.

Atendimento remoto

O Procon de Ponta Grossa segue com o atendimento presencial suspenso, mas mantém os canais remotos em funcionamento. A população pode entrar em contato com o órgão através do telefone (42) 3220-1045, e-mail [email protected], página do Facebook ou Plataforma Consumidor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.