27 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Prefeitura se posiciona sobre paralisação dos ônibus; Sintropas responde


Por Cícero Goytacaz Publicado 28/08/2025 às 21h18 Atualizado 25/02/2026 às 15h25
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo/DC

A Prefeitura de Ponta Grossa se posicionou a respeito da paralisação dos motoristas do transporte coletivo, ocorrida no início da tarde desta quinta-feira (28). Em nota, o Executivo informou que está acompanhando a situação e que considera a manifestação um movimento “com nítido caráter político”.

A Administração Municipal reforçou a informação divulgada pela Viação Campos Gerais (VCG), repercutida pelo Diário dos Campos, de que 14 dos 20 pedidos feitos pelo Sintropas, para ajustes de linhas do transporte coletivo, já foram atendidos, com prazo para ajuste das outras seis linhas até o dia 1º de setembro. A Prefeitura também informou que determinou à concessionária “que sejam descontados dos repasses os valores referentes às linhas paralisadas”.

Confira a nota da Prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Ponta Grossa informa que acompanha de perto a paralisação promovida por parte dos trabalhadores do transporte coletivo.

Conforme já divulgado pela Viação Campos Gerais (VCG), dos 20 pedidos apresentados pelo sindicato, 14 já foram atendidos, não existindo salários atrasados nem qualquer advertência contra motoristas por descumprimento de horários. Portanto, a mobilização carece de fundamento real, revelando-se desprovida de legalidade e com nítido caráter político.

A Administração Municipal reforça que o movimento prejudica diretamente a população de Ponta Grossa, que depende diariamente do transporte coletivo para se deslocar, colocando os interesses políticos do sindicato acima do direito de ir e vir dos cidadãos.

O Município já determinou o encaminhamento de ofício à concessionária para que sejam descontados dos repasses os valores referentes às linhas paralisadas, de forma a resguardar o interesse público.

Assim, a Prefeitura reafirma seu compromisso em continuar trabalhando pela melhoria contínua do transporte coletivo.

Resposta do Sintropas

“Não é cunho político, é segurança para os trabalhadores”, replicou Luiz Carlos Oliveira, o Luizão, presidente do Sintropas, após o posicionamento da Prefeitura de PG. Em vídeo divulgado pelo Sintropas, Luizão reforçou o motivo da paralisação foi defender os motoristas de ônibus, pedindo por segurança e integridade à classe.

O presidente do sindicato também questionou o número dos pedidos que o Município informou terem sido atendidos Confira:

Paralisação dos ônibus

A paralisação dos motoristas de ônibus em Ponta Grossa começou no fim da manhã desta quarta e se estendeu por cerca de uma hora. O protesto ocorreu após assembleia da categoria, que autorizou o Sintropas a se mobilizar pelos interesses dos colaboradores (leia mais).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Cícero Goytacaz
Cícero Goytacaz

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2022, repórter de Política do Diário dos Campos. Tem experiência com redação de jornal impresso, sites de notícias, rádio esportivo e transmissões de futebol. Atuou como repórter setorista do Operário Ferroviário Esporte Clube.