22 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Prefeitura de PG quer implantar programa de recuperação de dívidas


Por Das Assessorias Publicado 21/09/2021 às 21h26 Atualizado 21/02/2026 às 08h05
Ouvir: 00:00
(Foto: Divulgação)

Motivada principalmente pelos efeitos da pandemia de covid-19 na economia da cidade, a Prefeitura de Ponta Grossa está propondo instituir o Programa de Recuperação de Dívidas (PRD), para dar aos contribuintes a possibilidade de negociação de suas dívidas junto ao Município com a concessão de desconto de multas e juros. O Projeto de Lei do PRD já está pronto e foi apresentado nesta terça-feira (21) aos vereadores em reunião no gabinete com a prefeita Elizabeth Schmidt e secretariado municipal.

“Sabemos que muitas empresas e pessoas físicas tiveram dificuldades em honrar com o pagamento de seus tributos neste período. Recebemos a solicitação de entidades civis para a criação de um programa com condições que facilitassem a regularização dos valores devidos. É um programa excepcional, dada a particularidade do momento em que vivemos, dando caminhos e alternativas para a regularização”, aponta a prefeita, Elizabeth Schmidt.

Como funcionará o PRD

Através do programa de recuperação de dívidas, deve ser concedido desconto de 90% nos juros e multas para débitos até 31 de dezembro de 2019 no pagamento à vista. Para o pagamento parcelado, será possível o parcelamento em até 60 meses, com 5% de entrada, e as parcelas não sendo inferiores a 01 VR, garantindo 70% de desconto de juros e multas das dívidas até 31 de agosto de 2021.

“Hoje a dívida ativa do Município ultrapassa R$ 300 milhões, sendo R$ 23 milhões referente somente ao exercício de 2021, com uma inadimplência de 27%. Dessa forma, entendemos que a pandemia impactou na economia e no pagamento dos tributos. Então, além de oportunizar a regularização e evitar que muitos contribuintes sejam executados ou protestados ao longo do processo de cobrança, o que pode contribuir ainda para a arrecadação da Prefeitura que tende a ser menor no segundo semestre, esperamos alcançar um aporte de R$ 15 milhões através do PRD”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Com aprovação legislativa da proposta, a adesão ao PRD poderá ser feita até dia 17 de dezembro (prazo de recesso do Fórum), permitindo a regularização de dívidas já ajuizadas ou não, inclusive aquelas já parceladas anteriormente junto à prefeitura de Ponta Grossa. A implantação do PRD deve ocorrer preferencialmente por meio de sistema eletrônico, com acesso remoto pelo contribuinte.

Presenças

A apresentação do PL ao legislativo ocorreu no gabinete da prefeita Elizabeth Schmidt, com a presença dos secretários da Fazenda, Cláudio Grokoviski; Governo, Sebastião Mainardes; o procurador geral, Gustavo da Matta, além de outras autoridades da administração municipal e os vereadores Filipe Chociai, Divo, Daniel Milla, Léo Farmacêutico, Missionária Adriana, Felipe Passos, Julio Küller, Isaías Salustiano, Leandro Bianco, Ede Pimentel, Paulo Balansin e Pastor Ezequiel.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.