22 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Prefeitura de PG manterá insalubridade da covid até dezembro


Por Patrícia Lucini Publicado 20/09/2021 às 15h37 Atualizado 21/02/2026 às 08h10
Ouvir: 00:00
Foto da fachada da prefeitura de Ponta Grossa em um dia ensolarado
(Foto: Arquivo DC)

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (17), a prefeitura de Ponta Grossa afirma que manterá o pagamento do adicional de insalubridade de 40% da covid-19 aos servidores da saúde até dezembro. “Em respeito ao servidor da linha de frente de combate à covid-19 e, e em caráter excepcional e improrrogável, e diante da reivindicação da categoria, a prefeita Elizabeth Schmidt decidiu por manter o pagamento do adicional extra de insalubridade covid-19 a esses profissionais até o mês de dezembro de 2021″.

Por conta da pandemia, a maioria dos servidores, que já recebia 20% de adicional de insalubridade em grau médio, começou a receber o grau máximo durante a pandemia, chegando a 40%. O pagamento acontecia desde agosto de 2020, retroativo a abril, para mais de 1,5 mil servidores da saúde. Mas, como os níveis de contaminação diminuíram e 100% dos servidores estão vacinados, a Fundação Municipal de Saúde entendia que o adicional devido à pandemia já não cabia mais e foi cortado no salário de agosto. Devido à pressão dos servidores, no entanto, o adicional acabou sendo pago em uma folha complementar do mês de agosto. O Sindicato, defende a manutenção do adicional pelo menos até o final do ano, sob argumento que de que a pandemia não acabou e que os servidores continuam em risco. Ao longo dos últimos dias, os servidores realizaram manifestos nas unidades de saúde, na Câmara de Vereadores e na prefeitura, em defesa do pagamento.

Para o presidente do Sindserv, a decisão da prefeitura mostra que “organizados, os servidores podem conquistar muitos resultados”. O comprometimento da prefeitura em dar um posicionamento aos servidores nesta sexta-feira havia sido definido na terça-feira (14), quando houve reunião entre comissão formada por servidores da saúde, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (Sindserv) e da prefeitura de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.