A Prefeitura de Ponta Grossa interrompeu as obras do Lago de Olarias II nesta semana, retirando as máquinas, equipamentos e estruturas que estavam no local.
A reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais procurou o governo municipal para entender os motivos da interrupção das obras. Segundo o comunicado enviado pela assessoria de imprensa, “a obra passa por avaliação relativa à alteração no nível de água do Lago 1, o que influencia nas obras do Lago 2”, diz a nota.
A Prefeitura ainda diz que fiscais irão avaliar “a viabilidade desta mudança por meio de soluções técnicas para autorizar as demais etapas do trabalho, evitando danos ambientais na região”, finaliza o comunicado.
Lago de Olarias II
As obras no Lago de Olarias II iniciaram em maio de 2023 e na primeira etapa os trabalhos estavam concentrados em realizar a construção dos canais de entrada d ‘água, gabiões da margem contra barragem, implantação da drenagem, infraestrutura do deck, escavações e terraplanagem para formação do espelho de água.
Fiscalização do IAT
O Instituto Água e Terra (IAT) informou ao DC que está acompanhando e fiscalizando as obras do Lago de Olarias. Em comunicado enviado, o IAT ressalta que a Prefeitura de Ponta Grossa ainda não indicou o local onde está descartando a terra que está sendo removida nas obras do lago II.
Confira as fotos feitas por José Aldinan no Lago de Olarias II:
Leia mais: Exclusivo: PG terá mais um posto com abastecimento com GNV