em

Prefeito anuncia UTI do Hospital Municipal para pacientes com covid-19

O prefeito Marcelo Rangel disse na manhã desta quarta-feira (15) em seu programa de rádio que irá disponibilizar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 no Hospital Municipal Amadeu Puppi. O anúncio foi feito depois que os 20 leitos do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, disponibilizados na Ala Covid, foram 100% ocupados na noite de terça-feira (14).

“Nós chegamos ao nível máximo de ocupação e já acionamos as UTI’s do Hospital Municipal, que terá uma ala especial e diferente para atender os pacientes de Ponta Grossa. Além disso, conversei com o governo do Estado e a informação que tivemos é que eles também vão utilizar o contrato com o Hospital Bom Jesus para disponibilizar leitos como retaguarda. Quando as ocupações vão aumentando, nós precisamos trabalhar com o que temos”, destacou o prefeito.

Rangel comentou que, ainda na manhã desta quarta, estaria reunido com o reitor Miguel Sanches Neto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Logo estarei com o reitor para que possamos acompanhar a instalação de mais 10 leitos de UTI no Hospital Universitário. Acredito que isso acontecerá em torno de 48 horas e, enquanto estes novos leitos vão sendo implantados, vamos utilizando o Bom Jesus e o Hospital Municipal como retaguarda”, garantiu o prefeito.

Em nota encaminhada na noite de terça-feira, a prefeitura de Ponta Grossa também garantiu que, “mesmo com a ocupação acima de 90% no Hospital Regional com sete pacientes ponta-grossenses, estaremos com retaguarda de UTIs para pacientes da cidade”, informou o Município.

Relembre

A Ala Covid-19 do Hospital Universitário tem hoje 20 leitos de UTI e 34 leitos clínicos. No entanto, em abril deste ano, o governo do Estado autorizou um repasse de R$ 13,8 milhões para a transferência dos serviços da Unidade de Terapia Intensiva Infantil, UTI Neonatal e Serviço de Cirurgia Pediátrica de Emergência do HU para o Hospital da Criança.

A transferência dos leitos da maternidade para o Hospital da Criança irá possibilitar a instalação de mais 16 novos leitos clínicos e de 10 novas UTIs na Ala Covid do hospital de referência da doença em Ponta Grossa. Ao final da semana passada, o HU informou que a mudança estava prevista para ocorrer ao térmico das últimas adequações necessárias exigidas pela Vigilância Sanitária Estadual e Municipal.

Para saber mais, clique aqui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.