Pouco mais da metade dos usuários do transporte coletivo de PG poderá utilizar os PLRs

Iniciam hoje (4) os testes para a implantação dos Pontos de Ligação Rápida (PLR) no sistema de transporte coletivo, pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT). O primeiro PLR funcionará na rua Siqueira Campos, no bairro Cará-Cará, próximo à rotatória que dá acesso BR-376. O novo sistema será exclusivo para os usuários que utilizam o sistema de bilhetagem eletrônica, que poderão se descolar entre os bairros e terminais por um período de até 90 minutos sem cobrança adicional da tarifa. Segundo a AMTT, 54% dos usuários do transporte coletivo utilizam o sistema.
Assim, a Autarquia esclarece que, para embarque, ambos passageiros – com e sem cartão – poderão utilizar os veículos. No entanto, a integração sem desconto de passagem adicional só estará disponível para usuários que possuam o cartão de bilhetagem eletrônica.
Como será
As equipes do Município trabalharam nesta terça-feira (3) para finalizar a instalação de uma estrutura na rua Siqueira Campos que irá abrigar os passageiros durante o embarque e desembarque no PLR. De acordo com a AMTT, os passageiros das linhas Recanto Verde e Castanheira via Vicentina que usam o sistema de bilhetagem eletrônica poderão utilizar o PLR Siqueira Campos para se deslocarem entre o bairro e os terminais do Centro e de Oficinas por um período de até 90 minutos sem cobrança adicional de tarifa. O mesmo vale para viagens iniciadas em outras linhas do sistema com destino ao PLR Siqueira Campos, sendo possível a, partir dele, a integração pelo mesmo tempo nas linhas PLR Centro, PLR Oficinas, Castanheira via Vicentina e Recanto Verde. Conforma a AMTT, a média diária de passageiros do Castanheira é de 384 pessoas e do Recanto Verde é de 266; o sistema de bilhetagem eletrônica já está adequado para a integração.
“Agora os moradores de Uvaranas não precisam mais ir até o terminal do bairro, podem vir direto para o centro ou para outra região da cidade: é só descer no PLR, escolher para onde quer ir e trocar de ônibus”, destacou o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), durante programa de rádio na manhã desta terça-feira (3). “Se neste primeiro momento o usuário estiver confuso ou ainda não entender como vai funciona, não se preocupe: pode fazer o mesmo trajeto tranquilamente”, afirma Rangel.
O prefeito destaca que a fase de testes deve levar alguns dias e que o projeto prevê a implantação de diversos PLRs na cidade. “Amanhã [hoje], teremos o primeiro teste. Vocês sabem que testes têm algumas coisas que precisam ser ajustadas”, aponta. Conforme a Autarquia, serão em média, 20 viagens diárias na fase de testes, levando em conta que viagem considera a ida e volta do ponto de partida.
Mais
Pelo projeto proposto pela prefeitura, PRLs serão implantados na Biblioteca Municipal e conservatório, Pronto Socorro (pracinha), Praça do Ponto Azul, praça atrás do Cemitério São José, UEPG Central, Santa Paula, Palmeirinha, Monteiro Lobato, Siqueira Campos, Vila Estrela e 31 de Março.
