em

Por enquanto, PG não planeja endurecer medidas contra covid

Foto: José Aldinan/Arquivo DC

Apesar de estar vigorando há uma semana decreto estadual que ampliou as medidas restritiva de enfrentamento à pandemia de covid-19, em Ponta Grossa, a prefeitura não planeja, pelo menos por enquanto, endurecer as medidas de enfrentamento à pandemia.

Assim, continua valendo o decreto municipal 18.979, de 13 de maio, que autorizou supermercados e shopping centers voltarem a funcionar aos domingos. O comércio de rua atende nos horários e dias normais. O toque de recolher, por sua vez, está valendo das 23 às 5 horas, diariamente. Segue proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 23 horas às 6 horas, diariamente. O decreto tem validade até dia 31.

Segundo a prefeitura de PG, nesta quarta ou quinta-feira o Comitê de Emergência da Covid se reúne para reavaliar as medidas no município. A reunião acontece em um momento em que a UTI do HU-UEPG segue lotada e que o panorama no estado não mostra que em um mês quase triplicou o número de pacientes com covid à espera de uma vaga em UTI e em clínica médica, pelo SUS.

Em razão do aumento do contágio da covid-19 no Paraná e da maior taxa de transmissão do país, o Governo do Estado publicou nesta terça-feira um novo decreto, que amplia ainda mais as medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia de covid-19. As novas regras começam a vigorar às 5 horas da próxima sexta-feira (28) e valem até as 5 horas do dia 11 de junho.

Comércio

Diante do cenário que mostra o endurecimento de medidas por parte do Estado, e uma eventual possibilidade de fechamento do comércio por conta do aumento do número de casos de covid no município, empresários de Ponta Grossa se antecipam a um novo decreto municipal e pedem a manutenção do comércio aberto. A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), por meio do Núcleo do Comércio, lançou a campanha ‘O comércio não pode parar’, em que defende a permanência das lojas abertas no município.

A campanha do comércio de Ponta Grossa defende que se respeitem as medidas de combate ao coronavírus, mas que determinações não impliquem em um novo fechamento do comércio e somente um determinado segmento econômico acabe sendo prejudicado. “A importância e objetivo desta campanha é de estarmos unidos em prol de não fecharmos as nossas lojas, com assepsia, com todos os cuidados pertinentes, para que possamos conter esse vírus e manter nossas portas abertas, atendendo nosso público consumidor, que ainda tem avidez por comprar”, explica a diretora do Comércio da Acipg, Flávia Barrichello.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.