em

Crescem casos de dengue em Ponta Grossa e Região; veja números

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo SESA

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma mais nove novos casos de dengue em Ponta Grossa. Com a atualização, a cidade chega a 35 episódios da doença dentro do período sazonal.

Ponta Grossa contabiliza 198 notificações de dengue, 111 casos descartados, 33 em investigação e 19 exames inconclusivos. De acordo com a Sesa, dos 35 casos registrados no município, 25 são importados e seis autóctones (contraídos dentro dos limites municipais).

O novo boletim da Sesa também confirma a morte de mais dez pessoas no Paraná e eleva para quase 97 mil o número de casos confirmados.

Os dez novos óbitos somam-se aos 41 já existentes, totalizando 51 mortes por dengue no Estado. As novas mortes ocorreram entre os dias 7 de março e 11 de maio de 2022, em Pato Branco (2), Verê (2), Medianeira (1), Umuarama (2), Arapongas (1), Cambé (1) e Ribeirão do Pinhal (1). São três mulheres e sete homens, com idades entre 28 e 93 anos, sendo que cinco deles tinham comorbidades.

Campos Gerais

Dentre os municípios atendidos pela 3ª Regional de Saúde, o que tem a maior incidência de dengue é Piraí do Sul. O município de 25 mil habitantes registrou 236 confirmações da doença – quase sete vezes mais do que Ponta Grossa. A cidade teve 513 notificações durante o período sazonal. Há ainda 114 casos investigados.

Cidades da 21ª Regional de Saúde também vivem situação de alerta. Tibagi, por exemplo, contabiliza 1.035 casos de dengue. Ela é seguida por Telêmaco Borba (200), Imbaú (81) e Reserva (34).

“Estamos há cerca de 45 dias para fechar o período sazonal epidemiológico da dengue. Temos de continuar a monitorar e remover potenciais criadouros para evitar a proliferação do mosquito”, alerta o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Confira aqui o Informe Epidemiológico por Município

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.