No próximo domingo (6), durante o primeiro turno das eleições municipais em Ponta Grossa, não haverá cobrança da passagem de ônibus.
De acordo com a Viação Campos Gerais (VCG), empresa responsável pelo serviço, as catracas estarão liberadas ao longo de todo o dia, e os ônibus seguirão a grade de horários de domingo. Os horários das 49 linhas que circulam na cidade podem ser consultados no site da VCG.
Para utilizar o transporte coletivo, os passageiros deverão passar o cartão de acesso para liberar a catraca, porém, o valor não será descontado. Aqueles passageiros que não possuem o cartão terão a catraca liberada pelo motorista.
Carona é proibida nas eleições
Apenas a Justiça Eleitoral tem a permissão de realizar o transporte de eleitores até os locais de votação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em qualquer eleição — seja municipal, estadual ou federal — é vedado que candidatos, partidos, federações partidárias ou qualquer outra pessoa ofereçam transporte/carona no dia da votação.
Essa medida visa garantir que a vontade do eleitor não seja influenciada. O descumprimento dessa norma pode resultar em pena de reclusão de quatro a seis anos, além de multa de 200 a 300 dias-multa, conforme o artigo 302 do Código Eleitoral e o artigo 11, inciso 3º, da Lei nº 6.091/1974.
Leia mais: Saiba como baixar o e-Título para votar no primeiro turno