em

Ponta Grossa terá plano municipal para manejo de arroios

A prefeitura de Ponta Grossa pretende iniciar, no próximo ano, a elaboração do plano municipal de drenagem urbana, com especial destaque para melhorias no manejo dos arroios que cortam a área urbana da cidade. A informação é do secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros, que afirma já estar em trâmite uma das medidas que possibilitará a elaboração do documento, decisivo para que sejam traçadas as estratégias que garantam a preservação do meio ambiente e prevenção contra alagamentos.

“O primeiro passa nesse sentido é trazer a Aras, oficialmente, para nossa secretaria. Hoje o departamento está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), e tem como principal atribuição a fiscalização da Sanepar”, explica Barros.

A Aras (Agência Reguladora de Águas e Saneamento de Ponta Grossa) permitira, em tese, a integração de uma nova equipe no Meio Ambiente, e que teria como objetivos iniciais realizar o mapeamento e diagnóstico de todos os arroios que cortam a cidade. O município estima que haja 153 quilômetros de córregos na área urbana da cidade, mas não tem detalhes sobre a qualidade da água, os níveis de assoreamento ou preservação das margens, ou os pontos exatos onde ainda ocorrem, com mais frequência, as enchentes.

Os trâmites para a transferência da agência estão ocorrendo internamente, diz Barros, que acredita que a mudança será efetivada no próximo ano. “Faremos os levantamentos, identificando áreas de risco e quais trechos necessitam de limpezas periódicas, além de promover maior cuidado das áreas de preservação permanente e a recuperação as regiões degradadas”, comenta.

 

Educação ambiental

Para Barros, a secretaria já realiza, de forma eficiente, ações voltadas à educação ambiental. Uma prova disso seria o lago de Olarias. O município fez um primeiro trabalho na bacia de Olarias e conseguiu, segundo ele, reduzir a emissão de resíduos dentro do lago. Uma nova ação educativa será realizada, junto aos moradores da região, antes da inauguração do espaço, destinado à instalação de parque voltado ao lazer, esporte e contemplação. Atualmente, a SMSP é que realiza boa parte da limpeza em arroios, mas também vêm ganhando destaque algumas ações de voluntários.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.