em

Ponta Grossa terá a primeira edição do Festival Rota 01

Ponto de partida do passeio de Wagner e Lange fica no Centro de Ponta Grossa (foto: José Aldinan)

Ponta Grossa irá receber o que promete ser um dos maiores festivais de motociclismo do Estado do Paraná. O evento nomeado de Festival Rota 01 irá comemorar os 101 anos do primeiro passeio de mototurismo da América do Sul, que foi feito pelos ponta-grossenses Ricardo Wagner e Afonso Lange. O feito ficou gravado na história e foi tema de reportagem publicada à época pelo jornal Diário dos Campos.

Desde 2015, a família Wagner celebra a data reunindo motociclistas de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. Desta vez, o Festival Rota 01 quer reunir motociclistas de todo o Estado e de outras regiões do país. No dia 24 de agosto serão 12 horas de programação para os motociclistas e a população em geral que quiser participar do evento.

“O festival é aberto ao público e queremos receber as famílias para que possam conhecer o mundo do motociclismo. Vamos mostrar essa história de pioneirismo do meu avô Ricardo e do amigo dele. Com isso, eles colocaram Ponta Grossa no mapa do motociclismo do Brasil e América do Sul”, enfatiza um dos organizadores do festival, Daniel Wagner.

Programação do Festival Rota 01

O evento começa às 10 horas da manhã no dia 24 de agosto com um passeio motociclístico no Parque Estadual de Vila Velha. Quem não quiser participar do passeio já pode aproveitar o evento em estrutura montada junto à Estação Saudade, no Centro de Ponta Grossa.

A partir das 9 horas o festival terá um show de blues com um músico ponta-grossense, e depois segue com campeonato de skate, palestra sobre segurança no trânsito, apresentação do globo da morte e outras apresentações musicais com bandas de rock.

Estrutura do evento

O Festival Rota 01 terá praça de alimentação com food trucks, estações de chope, drinks e cafés, área para crianças e espaço pet. Além disso, a organização contará com exposições de motos de diversos modelos antigos e atuais e exposição de carros.

Passeio histórico

Em 23 de agosto de 1923, Wagner e Lange, partiram de Ponta Grossa com destino a Antonina. Os registros desse percurso foram feitos na garupa de uma Harley-Davidson modelo 16-F Twin, ano 1916, pilotada por Wagner e em Indian, na época concorrente direta da Harley, provavelmente do ano 1919.

O feito ficou gravado na história e em imagens da aventura vivida pelos dois amigos, e que foi tema de reportagem publicada à época pelo Diário dos Campos. “Hoje, às 6 horas da manhã, partiram desta cidade em motocicleta, com destino a Antonina, os jovens Ricardo Wagner e Afonso Lange”, diz o trecho do DC. Os 400 km percorridos contaram com muita poeira, travessia de pequenas pontes e com muitos trechos difíceis. Os relatos dão conta que entre as companhias da estrada estavam os buracos, tempestades e até acidentes de trem.

Em 23 de agosto de 1923, Wagner e Lange, partiram de Ponta Grossa com destino a Antonina (foto: divulgação)

Leia mais: Confira como comprar o ingresso para o show do Roupa Nova em PG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.