em

Ponta Grossa tem sete nadadores no ‘Top 10’ do Brasil

* Por Felipe Liedmann

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) disponibilizou o ranking nacional do I Torneio Integração, realizado no fim de 2020, em diversos estados do Brasil. A competição foi uma alternativa criada pela entidade para que os atletas das categorias de base conseguissem disputar ao menos uma competição no ano passado.

A equipe Ativa Esporte Total, que representa Ponta Grossa na modalidade ao lado da Associação de Pais e Amigos da Natação (Apanpg), conseguiu fechar o evento com sete atletas entre os dez melhores do país no ranking de piscina curta (25 metros).

Os destaques da cidade ficaram por conta de Matheus Poleti Barbosa (Sênior – 21 anos), Yohan Rigoni de Moraes (Júnior 2 – 18 anos), Yoseph Rigoni de Moraes (Infantil 2 – 14 anos), Melissa Alves Gulmini (Infantil 2 – 14 anos), Felipe Chi Kravchychyn (Petiz 1 – 11 anos), Lucca Mattar Kossatz (Mirim 2 – 10 anos) e Sofia Pontes Mattioli (Mirim 1 – 9 anos).

Eles estiveram competindo com mais de 4 mil atletas espalhados pelos 27 estados do país. Ao todo, a Confederação Brasileira contabilizou 22 mil quedas na água.

Por meio deste evento alternativo, os nadadores puderam competir afastados. Ou seja, cada um nadou em determinado local do país e coube à CBDA, em parceria com as Federações Estaduais, computar todos os tempos e organizar o ranking nacional de acordo com cada marca obtida.

Os ponta-grossenses, por exemplo, fizeram a etapa no dia 5 de dezembro em piscina de 25 metros de extensão. Atletas da Apan, de Maringá, também participaram da tomada de tempo no município. Ao todo foram 59 provas dos nadadores locais, com sete se destacando no ranking nacional – divulgado mais de um mês depois.

“Cada atleta teve a oportunidade de encontrar o seu posicionamento no site da CBDA e imprimir um diploma com o resultado, oficializando esse desempenho nacional. Achei bem bacana a iniciativa”, comenta o coordenador da Ativa Esporte Total, Roberto Mryczka.

Retomada e estrutura

Os ponta-grossenses já voltaram à rotina de treinos, mas ainda não podem usar a estrutura da Piscina Municipal do Guaíra, no Centro. “A Prefeitura ainda não disponibilizou a piscina. Parece que há uma peça do sistema de aquecimento estragada. Tivemos contato com o novo secretário de Esportes [Marco Raasch] e ele nos disse que está providenciando o conserto. É importante porque é a única piscina da cidade que pode abrigar os nossos atletas”, expõe Mryczka.

Enquanto o local mais adequado não está disponível, o coordenador disponibilizou uma piscina particular da própria academia para as primeiras atividades do ano. Os mais jovens são treinados pela professora Walquíria Mryczka, já os mais velhos atuam sob o comando de Alexandre Pina.

A intenção da coordenação é ampliar o potencial do município na formação de atletas, mas é necessário o incentivo do poder público.

“A Apanpg já pediu uma reunião com o secretário de Esportes para mostrar um plano da modalidade. Estamos aguardando esse encontro pois temos um planejamento, inclusive para incrementar a modalidade. Existe um potencial muito grande. Nos últimos nem o Festival Municipal de Natação foi organizado”, lamenta Mryczka.

Calendário

Enquanto o calendário local depende das mudanças na gestão pública, o cronograma estadual e nacional devem ficar prontos no início de fevereiro, especialmente dos eventos no primeiro semestre, que estão na dependência de protocolos sanitários bem estabelecidos e da vacinação.

Em contrapartida, a CBDA já estabelece de antemão a realização dos Campeonatos Nacionais da base no segundo semestre.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.