em

Com problemas na cobertura, Piscina do Guaíra está interditada

Imagem mostra problema em tirante da cobertura. Foto: Divulgação

A Associação de Pais e Amigos da Natação de Ponta Grossa (Apanpg), que representa o município na modalidade, já tem data para cair na piscina pelas primeiras competições da temporada. Contudo, os treinamentos da equipe estão prejudicados. O local considerado ideal para a preparação, a Piscina Municipal do Guaíra, está interditada. Uma vistoria realizada em 2019 detectou danos na cobertura do complexo. O caso chegou ao conhecimento da Secretaria de Esporte apenas na nova gestão, que assumiu a pasta há menos de 45 dias.

A reprovação estrutural partiu tanto do Corpo de Bombeiros quanto de equipes de segurança do trabalho e também de engenheiros da Prefeitura de Ponta Grossa. No dia 5 de fevereiro de 2019, a engenheira Alessandra Gevert e o técnico de segurança do trabalho Rodrigo Vante realizaram a inspeção.

“Um dos tirantes do sistema de contraventamento está arrebentado, o que compromete a estabilidade da cobertura. É necessária a substituição do referido tirante, e, visto que existem vários pontos de ferrugem em toda a estrutura da cobertura, a manutenção dos demais elementos. […] Solicitamos ainda, a realização de inspeção por Engenheiro Civil da Prefeitura, a fim de avaliar a necessidade de interdição da piscina até que os reparos sejam executados”, indicam.

Com conhecimento desta avaliação, a atual gestão da Secretaria de Esporte solicitou inspeção dos engenheiros da Prefeitura. “É o que temos aqui: um parecer de determinação de impedimento”, diz o secretário Marco Raasch.

Além da ferrugem, a vistoria de dois anos atrás, realizada por serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho, constatou vazamento da caixa d’água que fica na cobertura do prédio, o que causa infiltração na laje. Na mesma época, os Bombeiros apontaram descumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico.

“A Secretaria de Esporte intercedeu com ação e solicitou o conserto emergencial. Acreditamos que por volta do prazo de 30 dias estará arrumado para uso”, projeta Raasch.

Equipe de Ponta Grossa improvisa em treinos

O primeiro evento da natação na temporada 2021 está marcado para o dia 27 de março em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. É o Torneio Regional Sul. Diferente das competições disputadas no ano passado, esta será presencial e seguirá protocolos para evitar a disseminação do coronavírus. Sem a estrutura do Guaíra, a preparação dos ponta-grossenses acontece em uma academia particular e longe de condições ideais.

“Na academia é uma piscina de 12,5 metros de extensão. Para os atletas ‘mais velhos’ é um sofrimento, pois foge do ritmo de competição”, diz o diretor da Associação, Roberto Mryczka. Todos os eventos do calendário estadual e nacional ocorrem em extensão de 25 ou 50 metros. A Piscina do Guaíra, por exemplo, tem 50 metros.

Além dos campeonatos dentro do estado, a Associação planeja mais uma vez enviar competidores para os nacionais. No cronograma estão o Sul-Brasileiro, festivais da Confederação Brasileira, e os Campeonatos Brasileiros de cada uma das categorias. Há viagens previstas para Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e até Recife.

Atualmente, com CNPJ próprio, a Associação consegue captar recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e está contemplada no programa Nota Paraná. Apesar das alternativas, a equipe está minguando. Hoje são menos de 30 nadadores vinculados. Esse número chegou a 60 em temporadas anteriores.

Arena Multiuso poderia ser solução

Construída na gestão Pedro Wosgrau, mas inaugurada para modalidades esportivas apenas no governo Marcelo Rangel, a Arena Multiuso tem uma piscina ao lado da quadra principal. Porém, a estrutura nunca foi usada pelos atletas da Associação de Natação. O secretário Marco Raasch admite que há um problema que precisa ser ajustado.

“A piscina da Arena está sendo enchida pois estava com pouca água. Mas, a princípio, o sistema de aquecimento está desativado e irregular. Acredito que entre fevereiro e março será alinhada a parte de aquecimento. Mas vai ter água a partir da semana que vem”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.