em

Ponta Grossa recepciona Jogos Oficiais do Estado a partir de setembro

Foto: Arquivo

A Superintendência Geral do Esporte divulgou os calendários de seis competições dos Jogos Oficiais do Estado, todas previstas para o segundo semestre, quando se projeta melhora dos números da pandemia. Foram publicados os calendários dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) e Jogos Universitários do Paraná (JUPS). Há também três novos eventos: Jogos Abertos Máster (JAPS Máster), Jogos Abertos de Combate (JAPS Combate) e o Paraná Bom de Bola.

Ponta Grossa vai receber modalidades dos Jogos da Juventude e dos Jogos Abertos a partir de setembro, conforme o calendário publicado pelo Estado. Mudanças podem ocorrer caso a vacinação não atinja patamares desejáveis.

Nos JOJUPS, a Etapa Regional vai estar dividida em 12 núcleos, com 31 municípios sedes em duas fases. As primeiras disputas estão previstas para o dia 11 de setembro e as últimas em 20 de novembro.

Ponta Grossa vai abrigar o handebol, enquanto Carambeí será a casa do futsal e Castro o palco do basquete e do vôlei. As fases estão previstas para os sábados, o que evita a aglomeração de atletas e comissões técnicas em dormitórios.

“Equipes das modalidades coletivas vão se deslocar até o local de competição, jogar e voltar para seu município de origem no mesmo dia. Desse modo, não teremos alojamentos, mantendo atletas e equipes técnicas pouco tempo nos locais”, reforça o coordenador de Esporte de Rendimento da Superintendência Estadual, Émerson Venturini.

Outra mudança causada pela pandemia é que os Jogos da Juventude deste ano não terão a Etapa Estadual. Ela costuma reunir os melhores das Regionais.

Abertos

Já os Jogos Abertos estão com previsão de duas etapas. A Regional, exclusiva para as modalidades coletivas, está dividida em 12 núcleos e 40 municípios sedes em duas fases. As primeiras disputas estão previstas para o dia 12 de setembro e as últimas para 21 de novembro, sempre com partidas aos domingos. Ponta Grossa será a casa da bocha, bolão e handebol.

A Etapa Estadual dos JAPS, para modalidades individuais, está prevista para Apucarana (à exceção do atletismo, que deve acontecer em Cascavel). Serão diferentes datas para cada uma das 14 modalidades. O atletismo, por exemplo, deve ser realizado em 17 de outubro. As demais, a partir de 14 de novembro, sendo a Ginástica Rítmica a primeira modalidade em disputa.

“A publicação do calendário estabelece no estado a retomada esportiva tão aguardada. Contudo, os gestores municipais responsáveis por cada sede devem ter a preocupação de apresentar protocolos às respectivas autoridades sanitárias municipais para validar a retomada das atividades”, fala o diretor de esporte da Superintendência Estadual, Cristiano d’El Rei.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.