em

Ponta Grossa quer melhorar índice do Ideb

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Educação, trabalha para melhorar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo é aumentar o resultado de 6,3, obtido na prova realizada em 2017, para 7,0 neste ano, meta que está acima da média nacional, que é alcançar nota 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Ideb, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com exames de língua portuguesa e matemática.

Neste ano, o exame será aplicado no mês de outubro, entre os dias 21 a 1° de novembro. Para a educação municipal, a prova será realizada pelos alunos que estão no quinto ano.

"Já tivemos um grande avanço alcançando a nota 6,3, no entanto, a Secretaria de Educação, juntamente com a equipe gestora das escolas, definiu uma nova meta que será de atingir nota 7. Mais importante que uma nota, é que o resultado vai representar que os alunos que saírem do quinto ano estarão em condições efetivas de continuar bem com as avaliações e o desempenho no sexto ano em diante", destaca a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Preparação

Em sala de aula, as crianças não são somente preparadas para dominar as áreas de conhecimentos em matemática e português, mas também recebem orientações dos professores no sentido de melhorar a aprendizagem de forma geral.

"Trabalhamos para melhorar a aprendizagem das crianças. Ir bem na prova é consequência do trabalho pedagógico que se faz. E uma escola pública bem avaliada representa também a evolução dos alunos no futuro", destacou a secretária

Importância

Ainda nesta semana, as equipes da Secretaria de Educação começará a conversar com a comunidade destacando a importância da avaliação. "Os pais serão orientados sobre como é fundamental que os filhos participem da prova e não faltem a escola na semana em que a avaliação será realizada. As famílias devem compreender que avaliação vai de encontro com o futuro das crianças", aponta.

Reconhecimento

O professor e doutor em Educação, Casemiro de Medeiros Campos, de Fortaleza, em visita a Ponta Grossa, durante o Congresso de Educação, destacou o foco da gestão das escolas do município, no sentido de manter o foco pedagógico aceso, principalmente, quando se referiu à atualização dos currículos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

"Os municípios têm a obrigatoriedade de implantar a BNCC a partir de 2020 e Ponta Grossa já saiu na frente com um trabalho organizado e adiantado com a atualização dos seus conteúdos", lembrou.

Com relação ao Ideb, Campos aponta que Ponta Grossa tem conseguido bons resultados. "O município está com uma pontuação cada vez melhor, avançando no resultado das avaliações e nos investimentos de políticas públicas que estão em consonância com o Plano Nacional de Educação", disse o professor.

Confira

Uma escola pública bem avaliada representa também a evolução dos alunos no futuro. Confira o vídeo de uma aula de cidadania para os alunos do quinto ano da rede municipal.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.