em

Aulas presenciais são retomadas nas escolas estaduais de PG

(José Aldinan): Estudante Railane Jakinzo (primeira carteira), 14 anos, voltou para a sala de aula depois de um ano com educação remota.

Estudantes de 31 escolas de Ponta Grossa voltaram às salas de aula na manhã de segunda-feira (24) depois de mais de um ano de suspensão. O retorno ocorre de forma híbrida, com parte dos alunos de forma presencial e outra parte com as aulas remotas. Ao todo, o município conta com 49 colégios estaduais. Os outros 18 devem voltar com às salas de aula no dia 7 de junho.

A retomada incluiu todas as turmas do ensino fundamental, ensino médio, cursos técnicos e educação de jovens e adultos (EJA). De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte as 31 escolas de Ponta Grossa que retornaram respondem por 29.700 matrículas, mas o número de alunos que voltaram para as salas de aula na segunda não foi informado pela pasta.

O critério de retorno dessas instituições levou em consideração algumas questões como a oferta do ensino noturno, alunos com baixa frequência nas aulas online por meio da plataforma Meet e que tenham funcionários suficientes para um atendimento de todos. As quatro escolas cívico-militares também foram inclusas nos requisitos para o retorno nesse primeiro momento.

Railane Jakinzo, 14 anos, estuda no Colégio Estadual General Osório, em Uvaranas, e diz estar feliz com o retorno às aulas. “Está sendo muito bom. Estar em sala é bem melhor que as aulas remotas. Encontrei muita dificuldade com a internet, sempre dificultava. A disciplina de matemática foi a mais difícil de aprender daquela maneira”, destacou.

Os colégios que não retomarem as aulas presenciais permanecerão no ensino remoto, por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos. Eles poderão passar para o modelo híbrido em futuras rodadas de abertura.

Proteção

As instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Segundo a Seed, o retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejarem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.

Escolas municipais recebem seis mil alunos

As escolas municipais também receberam cerca de seis mil alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, na segunda-feira (24). Ainda na última semana, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) já haviam recebido cerca de oito mil crianças da educação infantil IV e V, em período integral. O número de estudantes em cada sala varia conforme cada escola – o critério é respeitar a distância de 1,5m entre as carteiras ocupadas. O município conta com 83 escolas municipais e 63 CMEIs.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 50% das famílias optaram pelo ensino híbrido, com parte dos alunos em sala e outra assistindo às aulas remotas. “A retomada está sendo gradativa e cautelosa, respeitando todas as recomendações das autoridades sanitárias. Para esse retorno, contamos com a participação de toda a comunidade escolar, para que cuide de si, dos alunos e de todos os procedimentos previstos no protocolo de biossegurança apresentado às unidades escolares”, informou a Secretaria Municipal de Educação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.