em

Ponta Grossa inaugura 10º Cmei ampliado em sete anos

Eva de Jesus Teixeira compareceu, nesta quinta-feira (5), ao evento de inauguração da nova estrutura do Cmei Dr. Gabriel Bacila, no Parque Shangrilá, em Ponta Grossa. Seu filho, João Pedro, completa quatro anos somente em 2021 quando, por lei, ela é obrigada a incluí-lo no ensino infantil regular. Mas a reforma e ampliação do Cmei foi um dos motivos para que ela o matriculasse já este ano. “Eu não conhecia aqui, mas já me disseram que essa parte aqui é toda nova”, diz, apontando à área que comporta novas salas de aula, refeitório e brinquedoteca.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esse foi o 10º Cmei que passou por reformas e ampliações nos últimos sete anos. Nesse período, outros 22 novos foram construídos, na tentativa de atender à demanda e disponibilizar vagas, e há previsão de inauguração de outros três novos nas próximas semanas – na vila Francelina, vila DER e núcleo Santa Paula. Ainda neste ano, devem ser construídos outros quatro: no jardim Belo Horizonte, vila Romana, núcleo Atenas e e núcleo Costa Rica.

O objetivo é atender à demanda de uma cidade que cresce em população e em território urbano. No caso do Cmei no Shangrilá, a nova área construída tem 668 metros quadrados, e recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão. Com a expansão, o imóvel que tinha 80 aluno matriculados em 2019, passou neste ano para 91 crianças. Mas a direção informou que a capacidade atual chega a 120 matrículas, uma ampliação de 50% nas vagas em relação ao número existente no ano anterior.

 

Creche

Um dos diferenciais, é que o Cmei passou a ofertar creche. Até o ano passado, crianças de um e dois anos de idade não tinha estrutura adequada e não podiam frequentar o local. Agora, o prédio conta até com fraldário. A secretária municipal de Educação, Esméria de Lourdes Saveli, comemorou a entrega da obra. “Entre 2001 e 2004 eu fui secretária de Educação, e naquela gestão construímos este Cmei. Agora estamos inaugurando sua ampliação”, disse, destacando que o município vem priorizando a educação infantil e o ensino em tempo integral.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.