em

Vereadores de PG querem explicação sobre saída de médicos 

A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara de Ponta Grossa, presidida pelo vereador Divo (PSC) encaminhou convite à secretária municipal de Saúde, Angela Pompeu e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leandro Soares Machado, para que participem de reunião com os vereadores na próxima quinta-feira (12), às 16h30, na Câmara. 
A reunião com a secretária de Saúde foi sugerida pelo vereador Geraldo Stocco (Rede), durante sessão realizada na quarta-feira (5) ao comentar a grande quantidade de médicos que teriam deixado de atender nas unidades básicas de saúde do município. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o vereador Ricardo Zampieri (PSL) também falou sobre o assunto. Segundo ele, dos 54 profissionais que atendiam a população nos postos de saúde, 22 deixaram os cargos. Durante a semana, Zampieri encaminhou uma moção de apelo ao presidente do Conselho Municipal de Saúde para que seja autorizada a contratação emergencial de 18 profissionais da área – como forma de minimizar o problema na cidade. Durante a sessão de quarta-feira, o vereador Magno Zanellato, que é médico, também falou sobre a situação. "Desde setembro de 2019, sabíamos que havia deficit de médicos nas unidades de saúde e a prefeitura não fez nada. Somente em fevereiro deste ano foi publicado o chamamento para concurso público para contratação de médico", critica. 
O secretário adjunto de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco, confirmou ao DC que houve uma redução significativa de profissionais do programa Mais Médicos no município. Segundo ele, os médicos estão abandonando o programa porque passam em residência ou encontram melhor oferta de salário.
Por conta disso, o município tem um concurso aberto, cujas inscrições se encerraram no dia 26 e que terá provas realizadas no dia 15. Mas o município não descarta a possibilidade de fazer uma contratação emergencial de médicos. “Isso passa pelo Conselho Municipal para aprovação, mas acredito que o conselho vai ser sensível para a aprovação. No momento, seriam chamados 18 profissionais, mas não sabemos quantos ainda serão necessários”, comenta Manjabosco.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.