em

Ponta Grossa é a segunda cidade do Brasil a retomar corridas de rua

Organizadores enfrentam desafios, mas concretizam evento oficial com mais de 100 participantes; prova precisou ser afastada da região central

Largada em pequenos grupos e cabine de desinfecção foram algumas das medidas adotadas. Foto: Divulgação

A realização da corrida ‘PG 4 Estações – Etapa Inverno’ na última semana colocou Ponta Grossa como a primeira cidade do Paraná e segunda do país a organizar um evento oficial de corrida de rua no período da pandemia. Isso não significa que a prova ocorreu de forma tradicional, pelo contrário. A organização precisou se desdobrar para conseguir executar a modalidade sem risco de saúde aos participantes e respeitando o ‘novo normal’. Os desafios apareceram desde o estabelecimento de um local até a questão de funcionários.

“Nós somos acostumados a estruturas grandes para 700 ou até 1.000 atletas. A estrutura precisou ser bem reduzida pela questão da pandemia e também pelo número menor de atletas”, conta Ivan Muraro, responsável pela organização. A retomada em Ponta Grossa contou com a participação de 105 corredores – número quase dez vezes menor do que o habitual na cidade.

Por consequência, a equipe de trabalho diminuiu de forma significativa. “Toda prova a gente tem entre 70 e 80 pessoas que trabalham no percurso e na arena. Nesta prova trabalhamos com apenas 14 pessoas para reduzirmos o risco. Tivemos que selecionar pessoas que fossem dar conta de fazer dois ou três serviços ao mesmo tempo”, explica Muraro.

A seleção do local também precisou de critérios rigorosos. O cenário escolhido foi o terreno de um condomínio residencial que está em fase de construção no bairro Contorno – afastando os envolvidos de aglomerações no meio da cidade. “Assim controlamos que não haveria torcida e público. Foram somente atletas e funcionários selecionados”, expõe o organizador.

Corrida online

Para as pessoas que ainda não se sentem seguras com a circulação do coronavírus, a organização proporcionou de forma simultânea a corrida virtual. Nessa modalidade os atletas mandam por e-mail comprovando que realizaram as distâncias do evento e assim podem se sentir presentes e, ao mesmo tempo, manter o corpo em atividade.

Restrições

Por se tratar de um evento em caráter especial houve a necessidade de criar medidas para amenizar riscos. Por exemplo, não foram aceitas inscrições de atletas de fora da região dos Campos Gerais, idosos não puderam participar, não houve corrida kids, as distâncias foram mais curtas (3 e 5km), foi dada preferência à hidratação individualizada, uso e troca de máscara, medição obrigatória de temperatura, instalação de cabine de desinfecção, marcações de distanciamento, largada em pequenos grupos e dispersão mais ágil – sem a realização de cerimonial.

“Trabalhamos muito na divulgação das medidas. Houve uma cooperação grande por todos os envolvidos para respeitarmos as regras. Eu não tenho nada para reclamar dos participantes. Todos sabiam o que podia e o que não podia ser feito, e todos colaboraram muito”, destaca Ivan Muraro.

Próxima corrida

O calendário de 2020 prevê uma nova corrida com restrições em Ponta Grossa. No dia 18 de outubro está programada a 1ª Etapa do Circuito Ponta Grossa. O evento seguirá as mesmas medidas de prevenção da ‘PG 4 Estações’, mas terá como palco outro condomínio afastado da região central. O evento será no ‘Flex 376’, que fica ao lado da indústria ‘Praimer’, na BR-376 (Distrito Industrial).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.