em

PL sobre linguagem neutra vai a sanção em PG

Projeto foi aprovado em primeira discussão na última quarta-feira (Foto: Fábio Matavelli)

Alvo novamente de muita discussão, o projeto de lei 117/2021, de autoria dos vereadores Leandro Bianco (Republicanos) e Pastor Ezequiel Bueno (Avante), e que proíbe a denominada linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concurso em Ponta Grossa, foi aprovado em segunda discussão na sessão ordinária desta segunda-feira (9) e segue agora para análise do Poder Executivo, que pode sancionar ou vetar a proposta. O projeto recebeu 11 votos favoráveis e seis contrários. Os votos contrários foram dos vereadores Josi do Coletivo (PSOL), Julio Küller (MDB), Izaías Salustiano (PSB), Geraldo Stocco (PSB), Celso Cieslak (PRTB) e Valdir Pedroso (PSC).

Novamente, a votação foi acompanhada por pessoas, da galeria, que se manifestaram contra e também a favor da medida. “Deixem os GLBTQIA+ em paz!”, ressaltou a vereadora Josi do Coletivo, ao destacar posicionamento da Secretaria Municipal de Educação à imprensa em que aponta que “toda e qualquer modificação dessa legislação deve ser realizada a partir do Ministério da Educação. Os vereadores Geraldo Stocco e Celso Cieslak também defenderam que a medida é inconstitucional.

A proposta, por sua vez, foi defendida pelos vereadores Bianco, Daniel Milla (PSD) e Missionária Adriana (SD). “Não podemos deixar que uma aberração dessas chegue às nossas crianças”, frisa Bianco, coautor do projeto, ressaltando que projeto semelhante que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná já recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.

Leia mais: PL da linguagem neutra pode virar lei sem efeito em PG

Câmara de PG aprova PL que proíbe linguagem neutra

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.