24 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

PL que prevê incentivos para maltaria avança na Câmara


Por Patrícia Lucini Publicado 03/07/2021 às 10h37 Atualizado 21/02/2026 às 10h50
Ouvir: 00:00
(Arquivo DC)

Protocolado há poucos dias na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, o projeto de lei 135/21, de autoria do Poder Executivo e que propõe a aprovação do protocolo de intenções firmado pelo Município e cooperativas para implantação da Maltaria Campos Gerais, avança na Casa de Leis. O projeto já recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e agora é analisado pelas comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização; e de Agricultura Pecuária, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente.

Embora o prazo para a CLJR expedir o parecer expirasse em 20 de julho, o documento foi exarado nesta quinta-feira (1°). “Este projeto, embora não tramite em regime de urgência, sabemos que necessita uma certa agilidade. É um projeto importante que vai gerar emprego e renda, fazer girar a economia, por isso agilizamos”, destaca o presidente da CLJR, vereador Pastor Ezequiel Bueno (Avante).

O PL propõe a aprovação do protocolo de intenções firmado em 7 de junho pelo Município com a Cooperativa Agrária Agroindustrial e Cooperativa Frísia Agroindustrial, representantes das seis cooperativas que formam o projeto de intercooperação da maltaria. Conforme o protocolo de intenções, a prefeitura de Ponta Grossa vai investir de forma indireta, mediante diversas isenções fiscais, como IPTU, ITBI, ISS e taxas administrativas. Em contrapartida, as cooperativas devem investir, em conjunto com outras indústrias, na infraestrutura do local, como construção de via marginal, e trincheira/viaduto próximo ao local do novo complexo industrial.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Milla (PSD), explica que recentemente houve uma reunião entre a maioria dos vereadores da base governista com a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) para discutir o projeto. “Na ocasião, a prefeita apresentou os investimentos que serão feitos, os números ligados à geração de emprego. O projeto não foi protocolado em regime de urgência, mas os vereadores entendem a necessidade de agilizar a discussão, por se tratar de uma proposta que gera emprego, renda, e beneficia Ponta Grossa e região. As comissões têm os prazos regimentais, mas acredito que os vereadores viram bons olhos o projeto e devem agilizar os pareceres”, avalia.

A Maltaria Campos Gerais é fruto de um projeto de intercooperação que reúne seis cooperativas paranaenses – Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia -, que projetam investimentos na ordem de R$ 3 bilhões em Ponta Grossa, com apoio do programa de incentivos do Governo do Estado. A planta será construída em um terreno de 800 mil m² próximo à montadora de caminhões DAF, na PR-151.

Outro projeto

Além do PL que trata da aprovação do protocolo de intenções, a prefeitura deve encaminhar um outro projeto de lei à Câmara para viabilizar a implantação da maltaria. Trata-se de um PL para transformar a área onde será construída a maltaria, hoje zona rural, em zona industrial. Segundo a prefeitura, esta modificação na legislação municipal acontecerá somente depois que as cooperativas forem proprietárias da área. A Prefeitura salienta que esta mudança não cria um novo distrito industrial, não atingindo os imóveis rurais adjacentes, apenas o da maltaria. Segundo informações da Cooperativa Agrária, o processo de compra e transferência da área etá em andamento.

Leia mais: PG prevê diversos incentivos para implantação da Maltaria Campos Gerais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.