26 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

PL de doação do Hospital da Criança à UEPG avança na Câmara


Por Patrícia Lucini Publicado 17/04/2021 às 11h13 Atualizado 21/02/2026 às 14h26
Ouvir: 00:00
(Foto: Aline Jasper/UEPG)

O projeto de lei 46/21, de autoria do Poder Executivo e que autoriza a Prefeitura de Ponta Grossa a doar o Hospital da Criança (HC) Prefeito João Vargas de Oliveira à Universidade Estadual de Ponta Grossa recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação na Câmara. Protocolado no final de março, o projeto agora será analisado pelas comissões permanentes de Finanças Orçamento e Fiscalização; e Saúde e Ação Social e seguirá então para análise e votação do plenário.

Em mensagem encaminhada junto ao projeto de lei ao presidente da Câmara, Daniel Milla (PSD), a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) ressalta que a transferência do hospital para a administração da UEPG acontece considerando que “a universidade tem condições técnicas e financeiras para transformar o hospital em referência estadual nos cuidados de saúde materno-infantil”

Conforme o PL enviado à Câmara, com a doação do HC, a prefeitura teria economia média mensal de R$ 335.068 nos custos de manutenção. Por outro lado, ao assumir a gestão do imóvel, a UEPG assume algumas obrigações, entre elas, a continuidade de atendimento hospitalar para o binômio materno-infantil; assumir os serviços hospitalares lá realizados; comprometendo-se em ampliar a capacidade e complexidade dos atendimentos pediátricos, obstétricos e ginecológicos; favorecer o acesso a pacientes da região dos Campos Gerais, tornando-se referência no atendimento materno-infantil. Também são obrigações da UEPG implantar programa de residência multiprofissional para formar e treinar profissionais para atuarem nas especialidades materno-infantis; suceder o Município e Fundação Municipal de Saúde nos contratos de prestação de serviço e de manutenção; contratar, manter e custear o funcionalismo necessário ao pleno desempenho das finalidades do imóvel.

Conforme o projeto de lei, o pessoal efetivo do Poder Executivo que atualmente presta serviço no Hospital da Criança retornará progressivamente ao Município, até que a UEPG complete o quadro de pessoal.

O PL prevê ainda que a doação é condicionada e será cancelada caso a UEPG altere a finalidade de uso do imóvel a qualquer tempo, com a reversão em favor do Município.

Transferência

Desde agosto de 2020, o Hospital Universitário Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) foi transferido da Maternidade do Hospital Universitário da UEPG para as instalações do Hospital da Criança. O quadro de profissionais é composto por servidores do município e do Estado. O termo de convênio, firmado entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Prefeitura de Ponta Grossa e Governo do Estado, possibilitou que novos

leitos clínicos para tratamento de pacientes de covid-19 pudessem ser implantados no HU-UEPG.

Em ofício anexado ao projeto, o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, solicitava, no início de dezembro, ao então prefeito Marcelo Rangel, a cessão definitiva do imóvel do HC para a UEPG, visando da continuidade de atendimento hospitalar naquela unidade pela instituição.

Com a efetiva doação do imóvel da prefeitura para a UEPG, a expectativa é que a universidade possa fazer mais investimentos e ampliar a estrutura para o atendimento de pacientes de Ponta Grossa e região.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.