em

PG vai contratar empresa para recuperar área de Aterro Botuquara

Estudo deverá embasar ações do Município na área que recebeu lixo urbano por 70 anos

As atividades Aterro Botuquara foram encerradas em agosto de 2019 (Foto: Arquivo DC)

A Prefeitura de Ponta Grossa abrirá licitação, na quinta-feira (14), para contratação de empresa que fará estudo ambiental na área e no entorno do antigo Aterro Botuquara. O pregão eletrônico 43/2022 prevê o investimento de até R$ 47,1 mil reais para que seja apresentado um “Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD)” para o local que, desde a década de 1940 até agosto de 2019, foi o destino dos resíduos sólidos urbanos produzidos na cidade.

O edital foi primeiro publicado no final de março, e no Diário Oficial desta segunda-feira houve a publicação de esclarecimento a respeito da habilitação técnica das empresas interessadas, que poderão contar com apoio de diversos especialistas na composição do documento, incluindo biólogos e engenheiros de minas.

Conforme detalhado no processo, o PRAD deverá estabelecer procedimentos para elaboração, análise, aprovação e acompanhamento da execução de projeto de recuperação. O documento considera que o aterro apenas recebeu os resíduos, que foram cobertos com solo, “sem qualquer tipo de controle ambiental eficiente dos efluentes líquidos e gasosos gerados”.

A empresa deverá estabelecer programa de investigação geológica, geotécnica e hidrogeológica do uso do solo, até atingir o corpo hídrico mais próximo. Também deverá estudar a vizinhança direta e a indireta, em um raio de um quilômetros, e apresentar projeto de drenagem do chorume, líquido que escorre a partir da decomposição do lixo, e plano de monitoramento das águas superficiais e subterrâneas.

Aterro Botuquara

Em 2020, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que tinha a intenção de recompor a paisagem com plantio de nova vegetação. No entanto, o estudo feito por empresa especializada em consultoria ambiental se mostra essencial antes que qualquer ação seja adotada no local. Desde agosto de 2019 os resíduos sólidos urbanos de Ponta Grossa são transportados ao Centro de Tratamento de Resíduos Vila Velha, em Teixeira Soares.

Relembre:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.