em

PG tem quatro ambulâncias para urgências e emergências

O Siate e o Samu de Ponta Grossa possuem, atualmente, mais ambulâncias em manutenção que em atendimento. De acordo com as informações prestadas pelos dois órgãos, a cidade conta hoje com quatro ambulâncias para atender mais de 350 mil habitantes.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ponta Grossa está atuando apenas com duas ambulâncias. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura, que atribui o problema ao fato de que diversas viaturas precisaram de manutenção de forma quase simultânea.

A situação apontaria para um deficit no serviço, já que a portaria 1.864/2003 do Ministério da Saúde preconiza que seja disponibilizado um veículo de suporte básico à vida para cada grupo de 100.000 a 150.000 habitantes. Em sua mais recente estimativa, o IBGE apontou que o município possui mais de 350 mil habitantes, o que exigiria o número mínimo de três ambulâncias do Samu disponíveis para atendimento imediato.

Em setembro, reportagem do DC destacou que o Corpo de Bombeiros enfrentava dificuldade similar nos atendimentos. Das cinco ambulâncias do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e m Emergências (Siate), três estavam afastadas para manutenção. Na ocasião, o órgão mencionou que havia a expectativa de que duas delas seriam devolvidas ao uso em cerca de 20 dias. No entanto, 40 dias se passaram e o Siate, segundo informou seu setor de relações públicas, continua apenas com uma ambulância no quartel Central e outra no da Nova Rússia. O atendimento do Samu, que é visto como apoio e na ocasião tinha três carros em manutenção, agora também estaria com veículos em número inferior ao ideal.

 

Manutenção

A prefeitura informou que, do total de veículos do Samu, três estão rodando. No entanto, apenas dois são ambulâncias e um é a Viatura de Intervenção Rápida (VIR). Esse veículo conta com equipe para atendimento no local da ocorrência, mas não é adequado para o transporte de pacientes. Outras seis viaturas estariam aguardando manutenção (duas por envolvimento em acidente de trânsito, duas devido à necessidade de revisão preventiva, e duas por necessidade de manutenção mecânica). A prefeitura acrescentou que, como duas delas estão apenas aguardando revisão de rotina, elas podem ser consideradas em funcionamento.

 

Samu Regional

Segundo a prefeitura, uma das ambulância deve ser devolvida para atendimento ainda nesta semana. As duas que estão em circulação são novas e foram entregues em julho, junto com outras três, entre as quais duas estão sendo repassadas a municípios da região e devem integrar o Samu Regional, e uma faz parte do conjunto que está em manutenção. Existe a expectativa que o Samu Regional deva ser efetivado até o final deste ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.