em

Após ficar sem ambulâncias, Siate de Ponta Grossa receberá novos veículos

O município de Ponta Grossa ficou, temporariamente, sem ambulância para atendimento pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Durante a segunda-feira (22), parte dos atendimentos precisaram ser transferidos ao Samu, depois que três ambulâncias do Siate, sucessivamente, apresentaram problemas mecânicos durante o final de semana.

O setor de comunicação do 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB) confirmou o problema, e informou que uma ambulância do Siate voltou a estar disponível somente às 21 horas. De acordo com o órgão, houve uma baixa sucessiva de ambulâncias em Ponta Grossa e não foi possível solucionar rapidamente o problema devido ao fato ter ocorrido no fim de semana, quando várias oficinas mecânicas estão fechadas.

“No período de sexta-feira a domingo tivemos três ambulâncias baixadas (que pararam de funcionar) por problemas diversos. Os problemas foram repentinos e não podiam ser previstos ou evitados com manutenção preventiva”, informou o capitão Renan Augusto Bortolassi de Oliveira. Segundo ele, ainda na segunda-feira uma ambulância voltou a estar disponível para o atendimento, e nas próximas horas já serão novamente duas em uso.

Em situações normais, o município conta com duas ambulâncias disponíveis, estando uma no posto Central e outra no do bairro Nova Rússia.

 

Novas viaturas

Nesta semana devem ser entregues outras duas novas ambulâncias ao Siate. Os veículos são resultado de emenda parlamentar do deputado Plauto Miró Guimarães Filho, no orçamento estadual de 2019. Além dos dois veículos para Ponta Grossa, um deve ser entregue para atendimento em Castro.

De acordo com a assessoria de imprensa do deputado, na tarde da segunda-feira (22), o deputado solicitou que a entrega dos veículos fosse acelerada, após a notícia de que as ambulâncias existentes estavam inoperantes. “Fiz o alerta ao governo sobre a urgência de liberar os veículos, pois a falta de ambulâncias está comprometendo os dois serviços. Acredito que a partir de agora os atendimentos voltem ao normal”, afirmou o deputado.

 

Equipamentos

Segundo informou o deputado, os bombeiros de Ponta Grossa também receberão dois caminhões de combate a incêndios tipo Auto Bomba Tanque (ABT), uma caminhonete e dois desencarceradores hidráulicos que são usados, geralmente, para resgatar vítimas presas a ferragens. Castro também será contemplada com um caminhão ABT e um desencarcerador.

A assessoria de Plauto informou que, em março deste ano, Plauto já havia entregue um caminhão Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR). Ao todo, o deputado destinou cerca de R$ 3 milhões em emenda ao orçamento para a compra de equipamentos para os bombeiros. (Das assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.